O Kalanchoe, popularmente conhecido como flor da fortuna, é um gênero de plantas suculentas que está associada com a ideia de prosperidade, enriquecimento e bem-estar. Nesse contexto, existem algumas curiosidades sobre a planta que atrai boa sorte, desde a sua origem até particularidades das diferentes espécies.
Comumente, a flor da fortuna é composta por folhas largas em tom verde-escuro, mas também por flores agrupadas em inflorescências de diversos tons, incluindo o vermelho, amarelo, rosa, lilás, laranja e até branco. É uma opção de fácil manutenção e baixo custo que pode ser encontrada com facilidade. Saiba mais informações a seguir e aprenda sobre essas flores prósperas.
5 curiosidades sobre a flor da fortuna que atrai boa sorte
1) São originais de Madagascar, na África
As flores da fortuna são suculentas nativas da ilha de Madagascar, localizada no sudeste do continente africano. Porém, algumas espécies de Kalanchoe são encontradas originalmente na região da América do Sul e na Ásia. Na China, costuma-se usar essas espécies nas celebrações do ano novo chinês.
Como simboliza riqueza e prosperidade, sendo conhecida por atrair boa sorte, é comum que adorne as casas e as ruas durante as comemorações do novo ano. Mais ainda, Kalanchoe é uma palavra derivada do mandarim que significa “aquela que cai e renasce” sendo associada a símbolos folclóricos, religiosos e culturais, como a própria fênix.
Portanto, são utilizadas em banhos nos aniversários e nascimentos para auxiliar em uma limpeza energética, permitir a renovação da disposição e ajudar a abrir novos caminhos para as pessoas.
2) São utilizadas para purificar ambientes
Além do uso em banhos e nas decorações, costuma-se adicionar a flor da fortuna em incensos e amuletos para purificar ambientes, removendo a energia negativa e atraindo prosperidade aos moradores. Após o falecimento de alguém, costuma-se utilizar essas ervas para que outros indivíduos possam habitar o espaço, principalmente nas culturas orientais.
Nas regiões da Ásia, é um hábito purificar escritórios e negócios que acabaram de abrir para que o trabalho seja próspero e frutífero. Depois, são espalhadas mudas em copos deixados atrás das portas, para que todos que entrem naquele espaço carreguem boas notícias e bons resultados.
3) Cada cor possui um significado
Como citado anteriormente, as florações da flor da fortuna pode acontecer em diversos tons, mas cada um deles possui um significado distinto. Nesse aspecto, as flores brancas estão associadas à paz, tranquilidade e também à passagem dos falecidos para o além-vida.
Ademais, representam a renovação espiritual e bem-estar geral, sendo usadas para decorar a entrada de cômodos pela serenidade que transmitem. Por outro lado, as flores rosas são símbolos de juventude, vigor, inocência, vivacidade e transformação da energia, sendo um presente comum entre os casais.
4) Produzem flores o ano inteiro
As flores das plantas do gênero Kalanchoe são conhecidas por florir o ano inteiro, mas alcançam o ápice durante o final do inverno e logo no início da primavera. A flor da fortuna produz florações duradouras e delicadas, formando pequenos buquês acima das folhagens que se mantém coloridas por meses antes de murchar.
No geral, as flores amarelas são as mais resistentes, e podem ser encontradas com facilidade porque se reproduzem durante mais tempo enquanto estão vivas. Em comparação, as flores rosadas são as que morrem mais rápido, descartando as pétalas até que haja espaço para o nascimento de um novo bulbo.
5) O nome parte de uma lenda popular
O nome Kalanchoe e a associação com a fortuna é original de uma lenda popular. Segundo essa história, uma menina humilde chamada Kala costumava esconder as moedas que ganhava na terra disponível na cada dos seus pais. Porém, dois ladrões invadiram a residência, roubando tudo que tinham e assinando os pais da menina.
Em prantos, ela faz uma oração sincera aos céus, até que um anjo aparece e transforma todas as moedas enterradas em flores da fortuna para que a casa fosse protegida de todos os perigos. Assim, quem tentasse se aproximar com más intenções era encantado pela cor das flores e partia para outros rumos.