As fechaduras eletrônicas são itens cada vez mais presentes nas casas da maioria. Elas revolucionaram a forma como as pessoas interagem com a segurança das residências e empresas, oferecendo comodidade e praticidade para garantir que os ambientes fiquem trancados. Mesmo que essa solução tecnológica tenha ganhado espaço de forma rápida, uma dúvida ainda fica: o que acontece com a fechadura eletrônica quando acaba a luz?
Sem ter conexão com a rede elétrica, garantir que uma porta permaneça fechada — ou que também possa abrir novamente — é fundamental. Pensando nisso, confira abaixo como esse aparelho funciona nesses casos.
O que acontece com a fechadura eletrônica quando acaba a luz?
Antes mesmo de saber o que pode acontecer nesse tipo de situação, é preciso entender o funcionamento básico da fechadura eletrônica. Diferentemente das tradicionais com chaves físicas, essas operam por meio de sistemas eletrônicos e elétricos, com vários tipos de controle: senhas, biometria, cartões de acesso ou aplicativos móveis.
Durante um corte de energia, muitos se perguntam se ficarão trancados dentro ou fora de suas residências ou empresas por não poderem operar a ferramenta. Prevendo essa situação, a maioria dos fabricantes implementou medidas para garantir que esse tipo de problema não aconteça.
Basicamente, uma das soluções mais comuns inclui um sistema de backup de bateria. A bateria é projetada para entrar em ação de forma automático caso a fonte de energia principal seja interrompida e, na maioria das vezes, as fechaduras possuem um compartimento onde a carga pode ser instalada, ou apenas é incorporada diretamente no material.
Além do backup, as fechaduras inteligentes também são projetadas com uma abordagem de segurança em camadas. Isso inclui chaves de emergências físicas que permitem que a porta seja destrancada manualmente, protegidas e fornecidas aos proprietários como um último recurso.
Por fim, muitos desses itens tecnológicos possuem travas mecânicas internas, que continuam operando mesmo durante quedas de energia. Assim, se a trava eletrônica não funcionar, a porta ainda será trancada ou destrancada com a chave tradicional ou a trava manual.
Segurança extra
Outro detalhe interessante sobre as fechaduras eletrônicas é a segurança que elas podem garantir em situações de roubo de energia. Se um invasor tentar cortar a energia elétrica para desativar medidas de segurança eletrônicas, as fechaduras ainda não irão abrir, pois muitas são projetadas com sistemas de detecção de energia comprometida.
Dessa forma, caso a energia seja interrompida de forma suspeita, a fechadura entra em estado de alerta ou apenas ativa medidas de segurança adicionais.