As anotações são fundamentais para os estudos, pois assim você pode aprender com facilidade, revisar as informações posteriormente e utilizar o material como consulta na hora de realizar exercícios, simulados ou provas. Porém, muitos estudantes em preparação para concursos públicos, exames e provas ficam em dúvida se fazer anotações à mão é melhor do que no computador.
Neste contexto, deve-se considerar as vantagens e desvantagens de cada forma de anotar, pois assim você identifica qual é o melhor para o seu perfil e suas necessidades. Apesar disso, existem comprovações científicas acerca de qual é a maneira mais vantajosa de realizar anotações ao longo dos estudos. Saiba mais informações a seguir e descubra a forma certa de anotar:
Qual é a melhor maneira de fazer anotações?
De acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science, anotar à mão é melhor para a memorização de conceitos do que anotar no computador. A pesquisa foi realizada com o apoio de alunos de Princeton e da Universidade da Califórnia, duas universidades dos Estados Unidos, com coordenação dos pesquisadores Daniel Oppenheimer e Pam Mueller.
Ao longo da pesquisa, dois grupos foram submetidos a uma palestra sobre assuntos que não fossem do campo de conhecimentos gerais. Cada grupo foi instruído a fazer anotações como achassem melhor, mas para um foi dado um bloco de anotações e para outro um notebook. Depois da palestra, os participantes foram submetidos a um exame com perguntas pontuais sobre o conteúdo apresentado.
Os resultados mostraram que as pessoas que anotaram à mão tiveram um número de acerto maior do que aqueles que fizeram anotações no computador. O estudo também apontou que os alunos que digitam as anotações escreveram mais palavras do que os que utilizaram anotações manuais, mas as respostas não tiveram o mesmo grau de profundidade e riqueza de conteúdo.