Fácil de cuidar: 10 plantas que precisam de pouca água

Para quem não leva jeito ou não tem tempo o suficiente para cuidar de suas plantas, sugerimos 10 espécies que precisam de pouca água para embelezar os ambientes.

Cuidar das plantas nem sempre é uma tarefa simples para algumas pessoas. Afinal, as mais atarefadas e que passam pouco tempo em casa não possuem tanta disponibilidade para mantê-las em bom estado, mas nem por isso devem ser impedidas de decorar o lar com um bom toque de verde. Para isso, ao invés de recorrer a técnicas mirabolantes, basta substituir as espécies: muitas delas são mais fáceis de cuidar por precisar de pouca água.

continua depois da publicidade

Tais espécies podem ser mantidas tanto dentro quanto fora de casa, combinando com canteiros e jardins. Costumam ser resistentes aos períodos difíceis de seca, ou aos dias em que muitos esquecem de regá-las.

Hoje, confira algumas opções de plantas que são consideravelmente fáceis de cuidar por precisarem de pouca água, sendo opções ideais para decorar o lar sem muito estresse.

Leia também

10 plantas que precisam de pouca água

1. Rosa-do-deserto

Mesmo que seja considerada exótica, a rosa-do-deserto pode ser encontrada em qualquer floricultura ou estabelecimento que trabalhe com a venda de plantas. Assim como o nome já informa, a planta integra a lista daquelas que precisam de pouca água.

continua depois da publicidade

Essa rosa exige muita exposição à luz do sol, de modo que possa se desenvolver completamente. As regas, por sua vez, são feitas de forma esporádica, mas em abundância. Basta verificar se o bulbo está seco, e apenas regue quando não sentir umidade.

2. Cacto

Uma das opções mais populares quando se trata de plantas que não precisam de tanta água, as várias espécies de cacto podem ficar sob incidência direta da luz do Sol, e basta irrigá-las algumas poucas vezes. Dependendo da espécie, a rega pode ser feita apenas uma vez por mês. Contudo, é importante tomar cuidado com a exposição ao sol e a qualidade do substrato para manter a saúde da planta.

3. Lavanda

Além de ser uma excelente espécie aromática por proporcionar efeitos calmantes, a planta também pode decorar ambientes sem que seja necessário regá-la muitas vezes. A lavanda é resistente a climas extremos, como a seca e o frio, e exige poucos cuidados.

continua depois da publicidade

4. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-São-Jorge exige pouquíssima água, especialmente nas épocas mais frias do ano. Assim como a rosa-do-deserto, para regá-la, é preciso conferir se o solo está seco, tomando cuidado para não exagerar na água.

5. Gravatinha

Uma das mais comuns no Brasil, essa planta que pode ser colocada em vários ambientes internos é ideal para quem esquece de regar as suas, visto que os rizomas armazenam nutrientes essenciais, o que permite que passem certo período sem rega. Ela combina especialmente no banheiro, pois o ar úmido pode ajudar.

6. Suculentas

As integrantes do deserto podem armazenar água por longos períodos, e seu solo gosta especialmente de permanecer seco. Durante as poucas regas, o ideal é deixá-las de molho, mas é preciso se certificar de que elas secaram completamente antes de realizar outra. Afinal, as suculentas se beneficiam com menos água.

continua depois da publicidade

7. Aspidistra

As majestosas Aspidistras toleram praticamente qualquer ambiente: com baixa luminosidade, baixa umidade, flutuações de temperatura e regas irregulares. Assim como as outras, ela prefere estar seca do que molhada, então, como de praxe, é preciso deixá-la secar por completo entre as regas.

8. Primavera

Originária do Mediterrâneo, a Primavera é uma árvore que se adapta bem a ambientes secos. Apesar de ter porte grande, também pode ser cultivada em vasos, com um recipiente adequado para seu crescimento e desenvolvimento. Ela ainda pode ser encontrada com lindas variações, como o rosa, roxo e vermelho.

9. Coroa-de-Cristo

Muito utilizada como cerca-viva, a Coroa-de-Cristo possui flores miúdas e avermelhadas, e precisa de pouca água. Podendo ser cultivada em vasos, pode alcançar até dois metros de altura, mas para quem for realizar as podas, é preciso tomar cuidado: a espécie libera um látex leitoso que é tóxico, causando irritação nos olhos e na pele.

continua depois da publicidade

1o. Penstêmon

O Penstêmon engana muitos por conta de suas pétalas delicadas. Afinal, poucos imaginariam que a espécie estaria entre aquelas que precisam de pouca água, mas na realidade, quanto menos for regada, melhor ela irá se desenvolver e resistir.

Leia também

Concursos em sua
cidade