Expressão “vestir a carapuça” veio da Santa Inquisição na Idade Média

A expressão "vestir a carapuça" é bastante antiga e tem origem relacionada à Idade Média. Entenda o que significava a carapuça na Santa Inquisição.

A expressão “vestir a carapuça” é bastante antiga e tem origem relacionada à Idade Média. Entenda o que significava a carapuça na Santa Inquisição.

Você, certamente, já ouviu a expressão “vestir a carapuça”, assim como as variações “se a carapuça serviu”, “enfiar a carapuça”, entre outras.

Leia também

A expressão, atualmente, é utilizada quando alguém assume uma culpa ou se sente diretamente acusado em alguma situação ou por algum comentário que possa ter sido feito.

No entanto, os processos linguísticos são complexos e influenciados por fatores como cultura e história. É por isso que expressões como essas geralmente têm uma origem relacionada a algum contexto histórico, tendo seu uso modificado ao longo dos anos.

Não faz ideia da história por trás de “vestir a carapuça”? Descubra a seguir:

Qual a origem da expressão “vestir a carapuça”?

vestir a carapuça, vestir a carapuça significado, vestir a carapuça origem, carapuça o que é, santa inquisição

Vestir a carapuça é uma expressão que veio da Santa Inquisição. Reprodução/Pexels

A expressão “vestir a carapuça” é muito comum nos dias de hoje, mas sua origem é bastante antiga, remontando à época da Santa Inquisição, na Idade Média.

continua depois da publicidade

É difícil afirmar com toda certeza a origem de uma expressão, mas os estudiosos acreditam que o termo tenha surgido no século XVII.

Na época, as pessoas acusadas pela Santa Inquisição eram obrigadas a vestir a carapuça, que nada mais era do que um chapéu em formato de cone, usado junto com uma longa túnica.

Para serem acusadas, as pessoas precisavam comparecer ao tribunal com essa vestimenta, que era uma forma de representar a culpa.

Dessa forma, o chapéu chamado de carapuça era utilizado como uma maneira de simbolizar a culpa da pessoa acusada.

Com o tempo, o uso da palavra passou por algumas alterações. Hoje, o termo “carapuça” continua tendo uma relação com o significado original.

Contudo, essa culpa é abstrata e não é mais representada por um objeto.

continua depois da publicidade

A Santa Inquisição

A Santa Inquisição foi o nome dado a um tribunal criado pela Igreja Católica com o objetivo de julgar os hereges, ou seja, aquelas pessoas que iam contra a igreja e os princípios do cristianismo.

Por meio dessa espécie de tribunal, os acusados eram ouvidos, julgados e penalizados.

Também foi utilizada como uma ferramenta de poder para se vingar de inimigos. A Santa Inquisição ocorreu, principalmente, em países como Espanha, França, Itália, Portugal e nas colônias da América portuguesa e espanhola.

Essa forma de julgamento surgiu em 1233, sendo criada pelo Papa Gregório IX, e foi extinta em 31 de março de 1821, quando já se chamava Tribunal do Santo Ofício.

No Brasil, a Santa Inquisição chegou por meio da colonização dos portugueses. O Tribunal do Santo Ofício atuou aqui entre os séculos XVI e XVII, enfrentando resistência popular e da Companhia de Jesus.

continua depois da publicidade

Frases com a expressão “vestir a carapuça”

Agora que entendemos de onde veio a expressão e como seu uso sofreu algumas alterações ao longo do tempo, vamos conferir alguns exemplos de frases que ilustram como a expressão é empregada nos dias de hoje:

  1. Eu nem citei nomes, mas ele fez questão de vestir a carapuça;
  2. Se a crítica não era para você, por que vestiu a carapuça;
  3. Falei de maneira geral, mas parece que muita gente vestiu a carapuça;
  4. Quem se sentiu ofendido vestiu a carapuça por conta própria;
  5. Eu só comentei sobre a falta de compromisso no trabalho, mas foi só falar que ele vestiu a carapuça;
  6. Se encaixou na situação e vestiu a carapuça sem nem precisar de convite;
  7. Não precisa vestir a carapuça se a crítica não faz sentido para você;

Normalmente, a expressão é usada em casos nos quais não houve uma atribuição direta de culpa, mas uma pessoa se sente atacada por uma suposta acusação.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade