A cor é o elemento visual que mais chama a atenção nas mais diversas instâncias. Seja na roupa, na decoração ou na arte, as extensas possibilidades de tons falam muito sobre o estilo e a personalidade de cada um, e podem contar histórias para quem presta atenção.
Um exemplo é o branco: apesar de ser considerado acromático, ou seja, uma não cor por ser o resultado da soma de todas as cores, ele é certamente um dos mais populares de todos.
Não existe nenhuma outra cor que seja produzida em quantidades maiores do que o branco. Para os pintores, ele é a mais importante de todas, mas engana-se quem pensa que a cor é limitante. Afinal, existem os mais variados tons de branco.
Mas quais seriam eles? E quais seriam os mais utilizados? Para entender mais sobre o assunto, confira algumas curiosidades sobre o branco abaixo.
Os principais tons de branco
De acordo com Eva Heller, autora do manual "A Psicologia das Cores: Como as cores afetam a emoção e a razão", existem pelo menos 67 tons de branco no mundo.
Na simbologia, o branco é a mais perfeita entre todas as cores. Mesmo assim, ele ainda não é um dos mais amados: com base nas entrevistas feitas por Heller para sua obra, apenas 2% dos voluntários citaram o branco como cor predileta.
Como informado anteriormente, a princípio o branco é a cor mais importante para os pintores. Todos os artistas têm em sua paleta alguma variação do tom. A maioria, por sua vez, tem nela vários tons. Confira abaixo alguns dos mais populares.
1. Branco Neve
O branco neve exala pureza, e é a variação mais tradicional da cor. Na decoração, ele é capaz de compor qualquer cômodo da casa, especialmente os menores, como a lavanderia e o banheiro.
Também conhecido como "branco puro", essa costuma ser a cor favorita das noivas, justamente por seu caráter clássico. Pessoas com perfis mais tradicionais apreciam a tranquilidade do tom neve.
2. Off White
O off white é um dos tons mais populares dos últimos tempos. É possível classificá-lo como "a cor do momento", visto que muitas pessoas defendem que esse seria o novo branco.
De certa forma, o off white apresenta um aspecto de "encardido", combinando com o bege suave. Quem prefere tonalidades mais naturais é facilmente encantado pelo tom, já que ele oferece um toque diferenciado, mas com leveza.
3. Branco Gelo
O branco gelo é uma variação obtida da mistura do branco e do azul. Ele lembra a aparência do estado sólido da água, e é uma cor fria, expressando frescor e suavidade. Esse é o tom favorito de quem gosta da estética "clean".
4. Champanhe
Um dos mais glamurosos de todos, o champanhe é um tom de branco similar ao da bebida. Roupas com essa cor costumam ser luxuosas, especialmente ao serem combinadas com tecidos com brilho, como o cetim.
5. Pergaminho
O pergaminho é um tom que pertence aos cinzas neutros, e é composto por um cinza cromático mais puxado para o branco. Essa cor é ideal para decorações minimalistas e modernas, e representa a neutralidade.
6. Marfim
O marfim está fortemente relacionado ao bege, especialmente por ser um branco mais fechado. Elegante, ele aparenta estar um pouco "queimado", e o tom fica bem em praticamente todos os tipos de tecido.
Por ser neutro, pode ser explorado por todas as personalidades.