Responda com a máxima sinceridade: você acha que existe uma hora certa para parar de estudar, concurseiro? O conhecimento é uma poderosa arma que rompe fronteiras e pode aumentar as chances de uma melhor colocação profissional no mercado de trabalho, mas cobra o seu preço.
Por isso, muito concurseiro fica em dúvida se existe uma hora certa para parar de estudar. Continue a leitura dessa matéria que vai esmiuçar um pouco mais esse importante tema.
Afinal, existe uma hora certa para parar de estudar?
A nossa resposta para essa pergunta é: você nunca deve parar de estudar, concurseiro. Se fizermos uma pequena reflexão, logo vamos perceber que o processo de aprendizagem aumenta a nossa bagagem de conhecimentos e traz diversos benefícios para a nossa mente. Então, subestimar o impacto positivo da prática de estudar pode ser um erro crasso.
Adote o conceito lifelong learning
Se você ainda está na dúvida se existe uma hora certa para parar de estudar, o conceito lifelong learning (“aprendizagem contínua”), que tem ganhado um número cada vez maior de adeptos, vai te mostrar que não se deve interromper esse ciclo saudável.
Essa perspectiva parte da ótica de que as vantagens de continuar sempre estudando estão muito além da realização das conquistas profissionais ou materiais. Conheça os principais benefícios do lifelong learning:
- Vai além da educação formal e auxilia o concurseiro a criar uma ampla bagagem intelectual sobre vários assuntos;
- Estimula a flexibilidade, o que pode ser extremamente útil em um mercado de trabalho volátil e repleto de novos desafios;
- Permite o aprimoramento constante das habilidades do concurseiro, bem como o desenvolvimento de outras competências;
- Aumenta a autoconfiança do concurseiro, que se “blinda” contra as dificuldades;
- Dá muito mais motivação para o concurseiro seguir adiante e não desanimar, além de turbinar a sua resiliência, que é uma habilidade essencial no mundo corporativo.
A aprendizagem contínua oferece um mar de possibilidades interessantes ao concurseiro, seja durante o curso universitário, na pós-graduação, na leitura diária ou até mesmo na fase de preparação para as provas de um concurso público. Esperamos que a sua dúvida sobre se existe uma hora certa para parar de estudar tenha sido sanada.