Existe plural para ônibus? Confira a resposta e não erre mais

Todo concurseiro que não quer errar na grafia da sua redação do certame precisa saber se existe plural para ônibus.

Quando nos deparamos com a palavra “ônibus”, uma dúvida muito comum surge em nossa mente: qual seria o seu plural?

continua depois da publicidade

E esse tipo de questionamento é até compreensível, uma vez que a Língua Portuguesa possui diversas peculiaridades em sua estrutura que podem confundir até mesmo os falantes mais hábeis.

Por isso, resolvemos elaborar essa matéria que vai te mostrar se existe plural para ônibus. Se você é daqueles concurseiros que sempre teve essa dúvida ou nunca parou antes para pensar na resposta, gostaríamos de lhe convidar para ler até o fim.

Leia também

Afinal, existe plural para ônibus?

Para começar, é importante entender que determinadas palavras têm regras para formar seus plurais, e “ônibus” não é exceção. Na Língua Portuguesa, o plural de alguns termos pode mudar de forma ou permanecer igual. No caso de “ônibus”, o plural é “ônibus”.

continua depois da publicidade

Estamos diante de um substantivo uniforme, isto é, uma palavra que não faz distinção de gênero ou número. Assim, mesmo quando estamos nos referindo a mais de um ônibus, o termo permanece invariável, ou seja, “ônibus”. Entendeu, concurseiro?

Exemplos

Agora que você sabe que não existe plural para ônibus, segundo a norma culta, vamos exemplificar para ficar mais claro o uso dessa palavra em uma oração. Veja abaixo:

  • Naquele terminal rodoviário, havia muitos ônibus esperando os passageiros;
  • Os ônibus da cidade costumam lotar nos horários de pico;
  • Os ônibus da linha expressa costumam ser mais rápidos para chegar ao centro;
  • Quantos ônibus você viu passar enquanto esperava aqui?;
  • Os ônibus vermelhos são os mais utilizados pelos moradores da região metropolitana;
  • Precisamos pegar dois ônibus diferentes para chegar ao nosso destino;
  • Eu peguei o ônibus às sete da manhã e só cheguei no trabalho duas horas depois;
  • O homem passou mal dentro do ônibus;
  • Aquele ônibus não estava em condições de trafegar pela rodovia.

Perceba que em todas essas frases, mesmo falando de mais de um ônibus, continuamos utilizando a palavra “ônibus” no plural. Isso acontece em casos de substantivos uniformes como “vírus”, “lápis”, “pires”, “cais”, “jeans”, “tênis” e “parabéns”, por exemplo.

continua depois da publicidade

Mas por que existe essa variação?

O concurseiro pode estar se perguntando: por que não usamos “ônibus” como plural, já que é uma palavra estrangeira? A resposta está na história da Língua Portuguesa.

Quando uma palavra vem de outro idioma, como o latim, por exemplo, o plural dela pode ser formado segundo as regras ortográficas do português. E é exatamente isso que acontece com “ônibus”.

Outro ponto interessante é que, mesmo sendo uma palavra estrangeira, o termo “ônibus” já está tão integrado ao nosso idioma que acabou seguindo as mesmas regras que as palavras nacionais para formar o plural (letra “s” no final).

Isso facilita bastante o uso e a compreensão da norma culta, evitando confusões desnecessárias na hora da escrita ou da fala.

continua depois da publicidade

Então, da próxima vez que você precisar falar sobre mais de um ônibus, lembre-se: o plural é “ônibus”. Assim, você estará seguindo corretamente as regras ortográficas do nosso idioma e se comunicando de forma clara e precisa.

Leia também

Concursos em sua
cidade