A Língua Portuguesa tem suas regras sobre o plural que podem até parecer confusas, mas quando entendemos o porquê delas, tudo fica mais claro. Por exemplo, você já parou para pensar se existe uma palavra certa que representa mais de um pires, concurseiro?
Por mais que possa parecer algo simples, tem muita gente por aí que ainda fica em dúvida a respeito do plural de “pires”. Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar o plural para a palavra “pires”.
Aquele candidato a concurso que não quer errar na ortografia da prova de redação, não deve deixar de ler até o fim. Confira.
Afinal, qual é o plural para a palavra “pires”?
O plural é uma forma de indicar que estamos falando de mais de uma coisa. Por exemplo, quando temos uma xícara e queremos falar de duas ou mais xícaras, usamos o plural.
Mas algumas palavras, como “pires”, fazem parte da exceção, concurseiro. Esse termo não tem plural específico, sabia? Ou seja, o plural de “pires” é “pires”. Isso até pode parecer estranho à primeira vista, mas na verdade faz todo o sentido.
O fato é que na Língua Portuguesa existem algumas palavras que são invariáveis no plural, ou seja, elas não mudam, permanecendo iguais tanto no singular quanto no plural.
Quer exemplos para ficar mais claro? Os termos “pires”, “óculos”, “lápis”, “ônibus”, “vírus”, “ônus”, “bônus”, entre outros, se encaixam nessa regra.
Isso acontece porque “pires” é uma palavra que indica mais de um objeto. Quando falamos “pires”, automaticamente estamos nos referindo a mais de um pires.
Não precisamos acrescentar “es” ou outro sufixo para indicar o plural, pois a palavra em si já carrega essa informação.
Exemplos
Selecionamos alguns exemplos de frases com a palavra “pires” tanto no singular quanto no plural. Perceba que o termo não varia em nenhuma delas. Olha só:
- Eu quebrei um pires ontem enquanto lavava a louça do almoço;
- Os pires estão organizados em cima da prateleira da cozinha;
- Você poderia me emprestar dois pires para servir o chá aos convidados?;
- Os pires combinam perfeitamente com as xícaras de porcelana que comprei;
- Vou precisar de mais alguns pires para a festa de chá que irei realizar;
- Está faltando um pires para aquela xícara branca;
- O café fumegante foi servido em um delicado pires de porcelana;
- O pires escorregou da mão de Ana e se despedaçou no chão;
- O chá estava tão quente na xícara que deixou uma marca no pires de plástico;
- Ao lado da xícara, havia dois pires decorados com estampas florais;
- O garçom equilibrou habilmente a xícara e o pires enquanto servia o cliente na cafeteria.
Então, da próxima vez que você estiver em dúvida sobre o plural de “pires”, lembre-se: é simplesmente “pires”, fechado?
Estar por dentro das particularidades da norma culta do nosso idioma pode ser algo desafiador para qualquer candidato a concurso, mas com bastante prática e atenção, tudo fica mais fácil de se compreender.