O Brasil é um país de território extensivo, formado por 26 estados e um distrito federal, esses sendo divididos em 5.570 municípios. Mas você já se perguntou qual seria a diferença entre cidade e município?
Ao se referir a esse tipo de localização, é comum ouvir ou ler por aí os termos “cidade” e “município” como expressões equivalentes. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficam em dúvida se elas seriam ou não a mesma coisa.
Pensando nisso, para entender melhor sobre o assunto, confira abaixo se existe diferença entre cidade e município.
Existe alguma diferença entre cidade e município?
A resposta para essa pergunta é sim: as expressões “cidade” e “município” são distintas. Por tal motivo, elas abrangem diferentes significados para as chamadas apropriações humanas em espaço geográfico.
Nesse sentido, a diferença entre cidade e município está, basicamente, no conceito de cada uma. Confira abaixo:
Definição de município
Um município é uma divisão realizada de forma legal de algum território. Um estado é composto de várias partes e todo e qualquer lugar do Brasil, independentemente dos domínios, está localizado em uma área municipal.
Essa, por sua vez, é administrada por alguma prefeitura. Para simplificar, basta entender que a divisa legalmente delimitada de um município possui até mesmo cidades em seu território.
O espaço compreende a área territorial total, e não apenas a parte urbanizada. Uma cidade é apenas uma parcela de um município. O maior município do Brasil é Altamira, no Pará.
O espaço possui quase 160 mil quilômetros quadrados de extensão, sendo maior do que 11 estados brasileiros e até mesmo alguns países, como a Grécia, Portugal, Cuba e Áustria.
Definição de cidade
Já uma cidade é a área urbana de um município, e não simplesmente qualquer área urbanizada. Ela deve ser delimitada por um perímetro urbano, esse que também é legalmente estabelecido.
Tal perímetro é o responsável por separar a cidade do campo, por exemplo. Enquanto o município pode ser composto pelo campo, que é a área rural, e a cidade, que é a área urbana, a cidade é apenas a área urbana.
Existem, porém, cidades que ocupam praticamente toda a área municipal. Da mesma forma, existem cidades que podem unir sua área urbana com a de um município vizinho, o que forma um espaço contínuo. Esse fenômeno é chamado de conurbação.
Contudo, existem municípios que são formados quase que completamente por áreas rurais, com cidades muito pequenas em comparação com o seu território.
A maior cidade do Brasil é São Paulo, e sua área urbana está conurbada com outras cidades pertencentes a municípios distintos. Um exemplo é Guarulhos, o que forma uma malha metropolitana com dezenas de milhões de pessoas.