Em primeiro lugar, a palavra sinônimo tem origem grega, com a etimologia significando “com nome”. Por definição, sinônimos são palavras da mesma classe gramatical com significados idênticos ou muito próximos, podendo substituí-la em diferentes contextos sem que o sentido se perca. Porém, existe algum sinônimo para a palavra sinônimo?
No geral, os sinônimos são inseridos no campo da Semântica, responsável por estudar os mais diversos níveis do discurso e onde se encaixam os significados nessas construções textuais. Ou seja, é uma área da Língua Portuguesa que estuda como a estrutura de sons, palavras, sílabas e enunciados afetam o sentido de uma frase. Saiba mais informações a seguir e aprenda sobre os sinônimos:
Existe sinônimo para a palavra sinônimo?
De acordo com o Dicionário Online de Sinônimos, o equivalente para essa palavra seriam os seguintes termos:
- Equivalente;
- Correspondente;
- Semelhante;
- Parecido;
- Significado igual;
- Palavra com sentido semelhante;
- Palavra com sentido aproximado;
- Palavra com significado igual;
- Expressão com sentido aproximado;
- Expressão de sentido parecido.
Sendo assim, pode-se dizer que existem sinônimos para a palavra sinônimo, embora não sejam tão comuns. No geral, estão associados com a definição gramatical desse estudo das palavras semelhantes. Curiosamente, muitos especialistas desconsideram a sinonímia como uma área do conhecimento válida, pois acreditam que cada palavra possui um sentido único e específico no universo linguístico.
Apesar disso, a Semântica divide os sinônimos entre os perfeitos, que são aquelas palavras que compartilham significados idênticos, e os imperfeitos, que são as palavras que compartilham significados semelhantes, mas não idênticos. Acima de tudo, é uma maneira de formar conjuntos semânticos diante da vastidão de palavras semelhantes que existem na Língua Portuguesa.
Além de auxiliar no aspecto de diversidade do vocabulário, os sinônimos são importantes para reduzir as repetições desnecessárias dentro de um texto, garantir amplitude na interpretação de texto e oferecer mais contexto ao discurso.