Exercitando o cérebro: faça essas 5 coisas para manter uma boa memória

O cérebro precisa ser estimulado todos os dias, por isso confira algumas coisas que você pode fazer para turbinar a mente.

A memória é uma capacidade cerebral muito importante e comum a todas as pessoas. Graças a ela podemos armazenar, recuperar e adquirir novas informações sobre vários temas: memórias vividas, conhecimentos ou habilidades.

Ao contrário do que muita gente imagina, essa capacidade não é um dom imutável com o qual nascemos, mas sim algo que pode ser trabalhado e aprimorado. Por isso, exercitar a memória é vital, mas não apenas quando nos aproximamos da velhice, ou seja, devemos começar a treiná-la desde cedo, para que se fortaleça gradativamente.

Assim, poderemos fortalecer e melhorar a memória através do seu exercício, o que, além disso, nos ajudará a prevenir problemas no futuro. Veja como fazer isso a seguir.

5 maneiras de exercitar seu cérebro para estimular sua memória

Leia também

1. Faça uma pausa nas telas

Você provavelmente sabe que navegar nas redes sociais pode afetar seu sono e sua saúde mental, mas a atração por nossos telefones e dispositivos também pode ter um impacto negativo na memória.

Felizmente, muitos fabricantes de telefones reconhecem o problema e adicionam ferramentas úteis aos smartphones que desativam as notificações durante o horário comercial ou avisam quando você atinge um limite de tempo designado para aplicativos ou tempo de tela. Verifique suas configurações para definir alguns limites.

Assim, reduzir o tempo de tela pode ajudá-lo a se concentrar e melhorar a memória. Você também pode notar uma queda nos níveis de estresse e um aumento na serotonina.

2. Leitura

Um hábito muito saudável é a leitura, pois permite exercitar a mente graças à promoção da imaginação, atenção à linguagem e ao processamento das informações recebidas em fluxo constante.

E, claro, promove um bom estado de memória. Não importa se é romance, livros informativos ou histórias em quadrinhos, há conteúdo para todos os gostos, o importante é manter uma rotina de leitura.

3. Jogos

Quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e jogos de palavras estão associados a exercícios cerebrais para idosos, mas esse é um passatempo que todos podem desfrutar. Nesse sentido, os quebra-cabeças de palavras e números são uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades cognitivas e manter sua mente afiada.

Caso não tenha jogos físicos em casa, você pode baixá-los gratuitamente na loja de aplicativos em seu telefone. Elas têm uma variedade de jogos de exercícios cerebrais projetados para dar um bom treino a sua mente. Mas, lembre-se de não exagerar e evite jogar no celular antes de dormir.

4. Aprenda um novo idioma

Outra maneira de treinar sua retenção é aprender um novo idioma. Existem muitos estudos realizados que relacionam o bilinguismo com maior atenção. Isso ocorre porque estudar um novo idioma é um ótimo exercício intelectual e melhora a capacidade cognitiva e de atenção.

Mas somente aprender um idioma não melhora essas habilidades, ou seja, aprender qualquer coisa nova causa essa resposta. Inscrever-se em um curso de informática, começar a tocar um instrumento... Tudo isso vai melhorar sua memória, mantendo-a ativa.

5. Pratique a atenção plena ao longo do dia

Sabemos que praticar mindfulness pode nos ajudar a melhorar nossa produtividade, além de fortalecer nossa atenção. Mindfulness ou atenção plena treina nosso cérebro para se concentrar melhor, fazendo com que toda vez que percebemos que nossa mente divaga, direcionamos intencionalmente nosso foco para o que estávamos fazendo.

A prática constante de se concentrar completamente no que está fazendo, parando e observando todas as sensações físicas e emocionais que você está experimentando naquele momento, fortalecerá e expandirá sua capacidade de atenção para os momentos em que realmente precisa.