O Microsoft Excel e suas variáveis, como o Google Planilhas, é uma ferramenta que permite a construção de tabelas, planilhas e gráficos com base em dados diversos, também incluindo a realização de cálculos e operações mais complexas. Nesse sentido, o Excel para iniciantes começa com a criação de planilhas, por meio de um passo a passo simples.
Esse tipo de programa é fundamental para a organização de informações, sendo visto pelo mercado de trabalho como uma habilidade importante aos profissionais. Sendo assim, conhecer melhor esse instrumento e saber utilizá-lo pode ser um diferencial no currículo, criando destaque em processos seletivos e auxiliando no crescimento da carreira. Saiba mais informações a seguir:
Passo a passo para criar planilhas no Excel
- Abra o aplicativo no seu computador ou no seu navegador;
- Clique em “Criar pasta de trabalho em branco” para abrir um novo arquivo;
- Gerencie o tamanho das colunas e das linhas, arrastando-as para os diferentes sentidos;
- Modifique as cores por meio do ícone da lata de tinta, chamada “cor de preenchimento”;
- Altere a fonte utilizada na planilha no ícone do A+;
- Amplie ou reduza o tamanho da fonte na indicação numérica localizada logo ao lado da fonte;
- Altere a formatação do texto, optando entre negrito, itálico ou riscado;
- Modifique a cor da fonte no ícone “A” com o traço de cor abaixo;
- Altere as bordas e os tipos de bordas ao lado da ferramenta de cor de preenchimento da célula;
- Altere o alinhamento para horizontal à esquerda, central ou horizontal à direita no ícone de linhas;
- Modifique o alinhamento na vertical, meio ou superior na parte de alinhamento;
- Ajuste o texto ou corte-o dentro da célula no ícone de preenchimento;
- Modifique a rotação do texto de acordo com a preferência no ícone de rotação;
- Acesse outras funcionalidades, como a adição de links e comentários, no botão de três bolinhas verticais, disponível no final da lista de funcionalidades;
- Clique em “Inserir” para adicionar células, linhas, colunas, páginas e outros elementos;
Como usar o Excel para iniciantes?
1) Utilize as fórmulas
Por definição, a função é um comando que utiliza de um ou mais valores para realizar um cálculo e determinar o resultado dessa operação. Sendo assim, podem ser utilizadas de forma prática, tanto com células, intervalos de células ou colunas inteiras. Do ponto de vista técnico, é necessário começar toda a fórmula com o símbolo de =, mas o que vem logo em seguida varia de acordo com o objetivo desejado.
Desse modo, existem algumas fórmulas principais que um iniciante deve saber:
- Soma: =SOMA(A1:A6);
- Subtração: =A1-A6;
- Multiplicação: =A1*A6;
- Multiplicação de várias células: =MULT(A1:A6);
- Divisão: =A1/A6;
- Potência: =POTÊNCIA6;2;
- Média aritmética: =MÉDIA(A1:A6).
2) Adicione novas colunas e linhas
Para montar uma planilha, é necessário coordenar as informações entre as linhas e colunas de forma legível, mas, em alguns casos, deve-se adicionar um novo espaço entre os dados que já foram preenchidos. Para realizar esse processo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a célula onde será adicionado o novo espaço.
Logo em seguida, será exibido um menu para inserir uma linha inteira ou uma coluna inteira, mas também existe a opção de deslocar a célula para direita ou para baixo. Desse mesmo modo, pode-se excluir linhas e colunas por meio do botão direito, selecionando a função “Excluir” e especificando qual parte será eliminada.
3) Organize a ordem do conteúdo
O primeiro passo para realizar esse tipo de formatação é selecionar todos os itens disponíveis na linha ou na coluna. Depois, clique com o botão direito e procure a opção “Classificar” na lista de funcionalidades. Por meio dessa ferramenta, é possível organizar do menor para o maior, do maior para o menor, com base na cor da célula selecionada no início ou a cor da fonte.
Por meio da opção “Personalizar classificação”, pode-se criar um sistema próprio de organização do conteúdo. Dessa maneira, o usuário consegue estabelecer parâmetros baseados em diferentes informações, por exemplo, por meio de números ímpares e pares.