‘Exceção’ ou ‘Excessão’: saiba como escrever corretamente

A similaridade entre algumas palavras pode criar vícios de linguagem que normalizam erros na utilização da Língua Portuguesa. Esse é o caso de "exceção" e "excessão", mas existem dicas para aprender como escrever corretamente.

A Língua Portuguesa é um idioma repleto de normas e regras gramaticais que podem criar dúvidas entre os falantes, principalmente quando se pensa na proximidade entre palavras e a similaridade entre a linguagem escrita e falada. Como exemplo, existe uma confusão comum entre “exceção” e “excessão”.

continua depois da publicidade

Para aprender como escrever corretamente, é importante conhecer a etimologia dessas palavras, a classificação gramatical e alguns exemplos que mostram as aplicações em diferentes contextos. Felizmente, existem algumas dicas para ajudar nesse processo de memorização e aprendizagem. Saiba mais informações a seguir:

Como escrever corretamente: exceção ou excessão?

Leia também

A forma correta de escrever é exceção, pois a palavra excessão não existe na Língua Portuguesa, ainda que pareça uma espécie de superlativo da palavra excesso. Nesse caso, exceção é um substantivo feminino com diversos significados, a começar com a ideia de desvio de um padrão estabelecido, rompimento com o normal.

Além disso, é definido como algo ou alguém excluído da maioria, a exclusão de um elemento que pertence ao todo. Pode ser descrito como uma ruptura de uma regra ou norma, assim como o estado ou circunstância de algo que é fora do comum, condição ou situação de privilégio.

continua depois da publicidade

Em alguns contextos, a palavra é utilizada para descrever um indivíduo que não respeita e rejeita as normas, regras e padrões estabelecidos pela maioria. Na linguagem jurídica, refere-se a um mecanismo de proteção ou de defesa que é adotado por um réu na intenção de anular os poderes do autor da ação ou atrasar a continuidade.

Por fim, a palavra exceção pode definir a ação ou o efeito de excluir, excetuando algo ou alguém. A etimologia da palavra parte do latim exceptionis, que significa restrição, reserva ou ressalva. Confira alguns exemplos para entender mais sobre esses significados em diferentes contextos:

  • A escola abriu uma exceção para o estudante por conta da sua participação em campeonatos esportivos.
  • Como aprendi com a minha mãe, toda regra tem uma exceção.
  • Eu não fui uma exceção porque estive envolvida nas atividades extras.
  • Todos foram julgados corretamente, com exceção do último candidato.
  • Como estava em uma situação de exceção, conseguiu se livrar do trabalho extra.

Sendo assim, os sinônimo de exceção são as palavras exclusão, diferenciação, separação, isenção, privilégio, regalia, prerrogativa, reserva, ressalva, restrição e vantagem. Portanto, ainda que tenham uma sonoridade semelhante, a forma gramaticalmente correta de escrever é exceção, pois a utilização de excessão é incorreta em todos os casos.

continua depois da publicidade

Dicas para melhorar a escrita

1) Leia bastante

A melhor forma de desenvolver a escrita é ampliar o vocabulário e o conhecimento sobre a Língua Portuguesa. Ainda que seja possível fazer esse procedimento por meio de exercício de Gramática e testes, uma maneira mais divertida é utilizar a leitura.

Por isso, invista em livros, revistas, artigos científicos e textos online para desenvolver uma escrita cada vez mais rica e plural. Experimente adotar legendas quando estiver vendo filmes, séries ou documentários, pois essa é uma maneira de exercitar o idioma.

2) Escreva e anote as informações

Ao invés de ler os slides ou esperar pelo envio do material, opte por escrever e anotar todas as novas informações, desde uma aula até reuniões no trabalho. A prática gera o aperfeiçoamento, e por isso é importante estar sempre em contato com a sua escrita, mesmo que não seja voltada para provas e concursos públicos.

continua depois da publicidade

A leitura é uma das diversas maneiras de aprender novas informações, mas anotar, repetir em voz alta, realizar exercício e outras técnicas aprofundam a aprendizagem. Crie os seus próprios esquemas de anotação, desenvolva resumos e sistemas de ordenamento para entender o conteúdo.

3) Faça pesquisas

Ficou em dúvida sobre alguma palavra ou expressão? Pesquise o significado em dicionários, procure exercícios para praticar na internet e escreva os seus próprios exemplos para estimular a aprendizagem. Assim você evita a normalização de vícios de linguagem e erros gramaticais.

Leia também

Concursos em sua
cidade