No geral, conviver e se relacionar no ambiente de trabalho exige muita paciência, e também um grande nível de diplomacia quando se trata de resolver conflitos. Porém, existem 5 comportamentos para evitar no trabalho se você quer se relacionar bem.
Sobretudo, são ações que criam desconforto, ampliam o estresse diante do número de demandas e deixam uma péssima impressão em relação à imagem pessoal e profissional. Desse modo, pode-se tomar esses comportamentos como um guia do que não fazer e de como não se portar quando se busca uma boa convivência profissional. Confira mais a seguir:
5 hábitos para evitar no ambiente de trabalho
1) Agir de maneira autoritária
Em primeiro lugar, existe uma grande diferença entre ser um líder e ser autoritário. Por um lado, o líder delega as funções, divide as responsabilidades e ainda auxilia a equipe a encontrar os melhores caminhos para as adversidades. Ou seja, tanto orienta quanto executa.
Em contrapartida, uma pessoa autoritária é grosseira, mandona e quer o serviço feito, mas não aceita nada abaixo dos seus parâmetros de qualidade. Portanto, tende a utilizar de uma comunicação violenta e criar até mesmo temor ou raiva nos seus companheiros de equipe. Sempre que possível, aja como o líder.
2) Ser desorganizado
A desorganização neste caso pode-se referir tanto à questão do espaço, por conta de um escritório bagunçado, por exemplo, ou na organização das próprias atividades. Sobretudo, as empresas que trabalham com diferentes setores conectados precisam de funcionários que consigam se comunicar com outras equipes, sem criar entraves no atendimento das demandas.
Por conta disso, um profissional que perde os prazos, esquece das reuniões ou não atende aos pedidos da equipe acaba sobrecarregando outros colegas com a sua falta de cuidado e responsabilidade. Acima de tudo, é fundamental encontrar um mecanismo que funcione para você, mas também para as demais etapas que fazem parte do trabalho.
3) Bajular em excesso
Não há nada pior do que um profissional que se comporta de uma maneira completamente diferente quando está perto dos chefes. Mais do que querer mostrar serviço, essas pessoas buscam atenção, afeto e apreço de seus superiores como forma de se proteger dentro da empresa.
Contudo, a bajulação não é o melhor jeito de alavancar a carreira dentro de uma companhia, como muitos pensam. Ainda que seja fundamental tratar os chefes com respeito e ter uma boa relação, não há necessidade de querer se sobressair em relação aos seus colegas o tempo inteiro, principalmente se estiver forçando a barra com a equipe.
Em algumas situações, os bajuladores podem agir como oportunistas, buscando se sobressair em relação aos seus colegas ao apontar seus erros ou espalhar fofocas aos superiores. Utilize a sua comunicação de maneira inteligente, para mostrar as suas habilidades sem excessos desnecessários.
4) Não respeitar o espaço alheio
Os profissionais que buscam uma boa convivência no ambiente profissional devem se atentar aos colegas de trabalho. Neste sentido, respeito ao espaço alheio envolve tanto os escritórios como o espaço privado. Por isso, ações como falar no telefone em voz alta ou puxar conversa constantemente são incômodas.
Um bom relacionamento também está pautado em entender quais são os momentos de deixar a pessoa sozinha, de oferecer ajuda e de participar das atividades. Dessa maneira, deve-se ter empatia para compreender qual é a situação das pessoas em sua equipe, porque nem sempre terão dias bons.
5) Forçar a relação
Ainda que colegas de trabalho sejam colegas, deve-se separar as relações profissionais das relações pessoais. Comumente, pode-se criar boas amizades no ambiente de trabalho, porém, confundir os limites pode criar desconforto e uma situação desagradável.
Também relacionada com a questão de respeitar o espaço alheio, entenda que os companheiros de trabalho tem as próprias atividades e prioridades. É interessante sair para comer depois do expediente, mas isso não significa que o respeito e profissionalismo podem deixar de existir dentro do escritório.