Estamos nos aproximando do Natal e as preparações para a Ceia, bem como a confraternização em família, estão a todo vapor no país. Muitas pessoas se planejam com antecedência para garantir aquelas promoções muito bem-vindas em frutas, bebidas e demais alimentos.
Já outros apostam a sorte e deixam para a última hora, correndo o risco de enfrentar filas e preços mais caros do que o normal. É tudo questão de perspectiva. Agora, uma coisa que é consenso: existem erros comuns de etiqueta que geralmente cometemos durante o Natal.
Você confere mais detalhes no decorrer da matéria. Ah, aproveite que você está aqui e não deixe de acompanhar mais conteúdos sobre curiosidades que publicamos em nosso site. Além disso, também temos dicas de estudo, notícias de concursos abertos e muito mais.
Erros de etiqueta que geralmente cometemos no Natal
1. Presentes genéricos e comprados de última hora
Um dos erros mais comuns no Natal é escolher presentes de forma apressada, sem considerar os gostos e interesses da pessoa. Presentes genéricos, sem um toque pessoal, podem transmitir a sensação de falta de cuidado e consideração.
A dica que vale para 2023 e todos os demais anos? Dedique um tempo para conhecer os gostos e preferências do indivíduo que irá receber o mimo, escolhendo algo que realmente o faça se sentir especial.
2. Não estar realmente ‘presente’ na Ceia
Com as inúmeras distrações digitais, é fácil cair na armadilha do uso excessivo de dispositivos eletrônicos durante a Ceia de Natal. Evite ficar constantemente conectado, especialmente durante reuniões familiares.
Reserve um tempo para se desconectar, aproveitar as conversas presenciais e realmente se envolver nas experiências natalinas. É o momento de gerar boas memórias com os seus entes queridos.
3. Esquecer das regras do amigo secreto
Trocar presentes é uma tradição natalina, mas alguns erros podem ocorrer nesse processo. Não respeitar limites de orçamento previamente estabelecidos ou dar presentes inadequados pode criar situações constrangedoras.
Certifique-se de seguir as orientações estabelecidas, evitando desconfortos e garantindo que todos possam desfrutar da troca de presentes de maneira positiva. Ninguém merece ganhar um meia tendo presenteado alguém com um mimo super legal e personalizado.
4. Ignorar pessoas com restrições alimentares
Às vezes, esquecemos que nem todos compartilham das mesmas preferências alimentares. Ao planejar refeições ou festas, leve em consideração as restrições alimentares de seus convidados.
Seja vegetariano, vegano, alérgico a determinados alimentos ou seguindo uma dieta específica, garantir opções variadas e respeitar essas escolhas é parte fundamental da etiqueta natalina. Os intolerantes à lactose agradecem.
5. Colocar todos os alimentos de uma só vez no prato
Um erro bastante comum é de colocar quase todos os pratos servidos na Ceia de uma única vez, virando uma mistura, às vezes, nada apetitosa. O ideal é colocar somente o que você irá comer naquele momento, escolhendo os alimentos que combinam no sabor.
Não tem problema voltar a se servir com mais opções em outra oportunidade. Assim, você evita o desperdício e mostra consideração com as pessoas que ficaram responsáveis pela preparação do cardápio.