Quando estamos em dúvida sobre a forma de escrever determinado verbo, precisamos sempre recorrer à sua conjugação no tempo desejado. Até porque futuro do subjuntivo não equivale ao presente do indicativo. Cada contexto altera a forma como conjugamos as expressões.
Em momentos de calor, é comum que suemos mais do que o esperado. E é aí que entra a dúvida quando queremos expressar o descontentamento com a temperatura. Qual é o jeito jeito de escrever: “eu suo” ou “eu soo”? Você confere mais detalhes na matéria.
Mas, antes de mais nada, precisamos ressaltar que ambas as expressões estão gramaticalmente corretas. O que as difere, de fato, é a forma de usá-las e o verbo correto que corresponde a cada uma delas. Aproveite a visita em nosso site e confira conteúdos sobre a Língua Portuguesa.
Se você estiver se preparando para alguma seleção pública, como o Concurso Nacional Unificado, saiba que também temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para reforçar seus estudos. São milhares de questões que já caíram em certames anteriores. E é de graça.
A diferença está no verbo que equivale a cada expressão
A principal dúvida sobre a forma correta de escrever está ligada com a conjugação verbal. Até porque existem dois verbos bastante parecidos e que podem causar confusão durante provas dissertativas, bem como redações em concursos públicos. Estamos falando de “soar” e “suar”.
O primeiro refere-se à ação de produzir som, considerando sua acepção primária. Seja o canto melodioso de um pássaro, as notas de uma música ou o estrondo de um trovão, quando algo “soa”, está emitindo vibrações sonoras que atingem os nossos ouvidos de certa forma.
E não para por aí, já que o verbo também faz alusão a metáforas e impressões. Frases como “soar bem” ou “soar agradável” não se referem apenas a qualidades acústicas, mas também a sensações e percepções subjetivas. Um elogio pode “soar” como música aos ouvidos, sabe?
Outro aspecto digno de nota do verbo “soar” é a sua capacidade de descrever semelhanças ou reproduções. Quando alguém faz uma imitação precisa de outra pessoa, podemos dizer que está fazendo a voz ou a aparência “soar” como a original. Mas e no caso de “suar”, o que significa?
“Suar” tem sua origem no latim “suare”, derivado do latim clássico “sudare”. Ambos os termos estão relacionados à produção de suor. Ao longo da evolução linguística, a palavra manteve sua essência ligada à transpiração, mas também desenvolveu conotações metafóricas.
Sendo assim, a palavra é principalmente associada ao esforço físico, trabalho árduo e altas temperaturas. Quando alguém se empenha em uma atividade intensa, como exercícios físicos, trabalho manual ou esportes, é comum dizer que a pessoa está “suando”.
Resumo da ópera: para entender o uso correto da expressão, devemos identificar o verbo no infinitivo do qual estamos nos referindo, ou seja, “suar”, e não “soar”. Agora vamos entender como funciona a conjugação verbo no tempo presente do indicativo? Confira a seguir.
Conjugação do verbo suar no presente do indicativo
Pronto, agora você sabe que estamos falando sobre o verbo “suar”. Portanto, para identificar qual é a expressão correta, basta realizar a conjugação no tempo específico, no caso, presente do indicativo. Vamos lá?
- Eu suo;
- Tu suas;
- Ele sua;
- Nós suamos;
- Vós suais;
- Eles suam.
Conforme a conjugação apresentada anteriormente, podemos dizer que a expressão correta é “eu suo” em vez de “eu soo”.
Exemplos de uso correto da expressão
- Eu geralmente suo pela tarde, mesmo que não esteja fazendo calor;
- Como você está tão limpo e seco, eu suo bastante durante a academia;
- Não se esqueça de levar a toalha pra cachoeira, porque eu suo muito devido ao calor de lá.