O momento de estudar nem sempre é prazeroso ou divertido, ainda que seja fundamental no processo de preparação para uma prova de vestibular, exame teórico ou concurso público. Sendo assim, será que estudar ouvindo música atrapalha a concentração ou uma boa trilha sonora pode potencializar o processo de aprendizagem?
No geral, existem diversas pesquisas e estudos a respeito da interação entre a música e a aprendizagem, o que gera uma amplitude de opiniões e discordância entre os especialistas. Apesar disso, existem técnicas e formas corretas de utilizar a música durante a hora de estudar. Saiba mais informações a seguir e aprenda como:
Ouvir música enquanto estuda prejudica a concentração?
De acordo com uma pesquisa realizada em 2007 pela Universidade de Stanford, os estímulos cerebrais causados pela ação da música podem auxiliar na absorção de novas informações e na interpretação de diferentes dados acessados pelo indivíduo enquanto ele estuda. Os resultados ainda apontaram que houve um aumento geral na atenção e memória dos participantes submetidos aos testes.
Além disso, percebeu-se uma redução do estresse em outro estudo de 2013 publicado na Biblioteca Nacional de Medicina, que testou a resposta de pacientes hospitalizados à diferentes músicas ao longo do estudo. Apesar disso, foi percebido que as músicas mais lentas e instrumentais, assim como os ruídos brancos, associados ao barulho de chuva ou de cachoeira, provocam melhores resultados.
Mais do que ampliar o bem-estar e reduzir o estresse, são potencializadores da concentração, pois geram relaxamento no corpo e permitem com que o cérebro designe mais energia para as funções associadas com a aprendizagem. Portanto, adotar músicas com letras conhecidas ou em idiomas que o estudante domina pode causar distração, pois haverá mais foco na canção do que no conteúdo.
De acordo com os especialistas, os gêneros instrumentais e as músicas clássicas mais tranquilas podem ser ferramentas para bloquear os estímulos externos e focar nos estudos.