Estremo ou extremo? Saiba como escrever corretamente

Conhecer a grafia correta dos termos da língua portuguesa é importante, especialmente para quem está estudando para concursos. Veja nossas dicas.

Se você está acostumado a usar o corretor automático dos programas de edição de texto, é provável que, em uma prova escrita à mão, existam algumas dúvidas em relação à grafia dos termos da língua portuguesa. Um exemplo é a forma correta de escrever “estremo” ou “extremo” — você sabe qual é o jeito certo conforme as regras da norma culta?

continua depois da publicidade

Nesse caso, ambas as palavras estão escritas corretamente e existem, de fato, nos dicionários oficiais da língua portuguesa. O que muda, aqui, é o significado de cada um desses termos.

Estremo: o que significa?

Leia também

A palavra “estremo”, escrita com “s” e não com “x” antes do “t”, pode ser considerada verbo ou adjetivo, dependendo de sua classificação morfológica.

Se empregada como adjetivo, a palavra “estremo” deve ser usada quando o intuito for o de falar a respeito de algum tipo de limite entre uma coisa e outra. Se usada como verbo, por sua vez, é correspondente à conjugação da primeira pessoa no singular, no tempo presente e no modo indicativo. O significado verbal também tem relação com estabelecer limites, discernir alguma coisa etc.

continua depois da publicidade

Confira alguns exemplos com a palavra “estremo”:

  • Eu estremo as leituras que considero fracas.
  • Para mim, é fácil estremar bons profissionais.
  • Ela não estreme seus sentimentos (no sentido de discernir, diferenciar).

Extremo: o que significa?

Já a palavra “extremo”, que também está corretamente escrita, pode ser utilizada como verbo ou adjetivo. Diferentemente de “estremo”, o termo “extremo” é utilizado como adjetivo para se referir a algo distante, excessivo, muito intenso, grave, anormal, extremista, radical etc.

Se for usada como verbo, a palavra “extremo” é classificada como a primeira pessoa do singular do tempo presente do indicativo. O significado do verbo “extremar” faz menção, portanto, ao ato de tornar extremo, de exaltar ou de praticar alguma ação em grande escala.

Confira alguns exemplos com a palavra “extremo”:

continua depois da publicidade
  • Sentia um amor extremo pelo ofício.
  • Em momentos extremos, é fundamental ter a família por perto.
  • Os movimentos de extrema direita estão crescendo no mundo todo.
Leia também

Concursos em sua
cidade