Os principais arrependimentos de quem tem 30 anos ou mais fazem menção a diversos aspectos da vida pessoal. O fato é que, quando completamos três décadas de vida, nos damos conta de que o tempo está passando mais rápido do que quando éramos mais jovens e praticamente não tínhamos grandes responsabilidades. Percebemos que as nossas necessidades mudaram e que muita coisa que deveria ter sido feita, por algum motivo, não foi.
Por isso, elaboramos esta matéria que vai elencar os 10 principais arrependimentos de quem tem 30 anos de idade ou mais. É nessa fase que costumamos perceber que perdemos inúmeras oportunidades e o quanto poderíamos ter aproveitado mais a vida se não fossem as nossas inseguranças sem fundamento, medos e crenças limitantes, que tanto atrapalham o nosso progresso. Fique conosco até o fim da leitura.
Principais arrependimentos de quem tem 30 anos
1) Ter sido imediatista demais
Olha o paradoxo: quando você tinha 20 anos, o tempo estava a seu favor, mas a impaciência reinava em absoluto. Era comum querer as coisas para ontem e não saber esperar o momento certo delas acontecerem. Agora vem o arrependimento de pensar em quantas vezes era possível ter aproveitado bem mais cada momento se a pressa não sobressaísse à sua vontade. O imediatismo só atrapalha, concurseiro.
2) Não ter viajado sozinho
Outro dos principais arrependimentos de quem tem 30 anos. Pense em quantas vezes você deixou de fazer aquela viagem dos sonhos só porque não tinha companhia? Imagine as experiências incríveis nas quais poderia ter vivenciado só pelo fato de não ter ânimo para viajar sozinho. É necessário quebrar esse nocivo ciclo e mudar essa mentalidade o mais cedo possível.
3) Principais arrependimentos de quem tem 30 anos: Se envolver em situações de risco
Durante a juventude, costumamos nos envolver mais com aquela vontade de vivenciar situações de risco. Toda aquela descarga de adrenalina no sangue faz o nosso coração bater mais rápido e as emoções ficarem em seu ápice. Mas depois que atingimos as três décadas de vida é que percebemos que isso não passou de uma imaturidade da nossa parte, já que os riscos, muitas vezes, não valem a pena. Aquela ousadia dos 20 e poucos anos pode trazer mais arrependimentos do que aplausos.
4) Preocupar-se em excesso com os julgamentos alheios
Seja sincero: quantas vezes você deixou de fazer aquilo que queria e foi obrigado a mudar os seus planos só porque estava preocupado ou até com medo do julgamento alheio? Provavelmente várias. Após os 30 anos, aprendemos a ter mais respeito pela opinião das outras pessoas, mas não deixamos que elas interfiram em nossas vontades e anseios. Se você é um concurseiro na faixa dos 20 e poucos anos, não se preocupe tanto com que os outros estão achando a seu respeito.
5) Não ter passado mais tempo com os pais
Mais um dos principais arrependimentos de quem tem 30 anos. Muita gente que já passou das três ou quatro décadas de vida lamenta não ter passado mais tempo com os seus genitores, na juventude. Pequenos prazeres como uma simples caminhada matinal, um bate papo descontraído ou até mesmo uma viagem, podem ser mais difíceis, já que os seus pais já não possuem a mesma vitalidade de dez anos atrás.
6) Colocar o trabalho em primeiro lugar
Muitos “trintões” por aí se arrependem amargamente de terem colocado o emprego em primeiro lugar em suas vidas, enquanto eram mais jovens. O problema é que essa atitude não permite que o profissional passe mais tempo ao lado das pessoas que ama. Lembre-se de que dinheiro nenhum pode comprar momentos marcantes vivenciados com a família ou amigos. Não se esqueça disso, concurseiro.
7) Ter se achado velho demais para certas coisas
Pensou nos principais arrependimentos de quem tem 30 anos? Muita gente que já passou dessa idade também se lamenta de ter deixado de fazer muita coisa na juventude por ter achado que está velha demais para isso ou aquilo. Se você ainda tem os seus 20 e poucos anos, dê uma chance a si mesmo e viva a vida com um jovem da sua idade. Uma coisa é certa: o tempo passa, é implacável e não volta nunca mais.
8) Não ter começado a poupar bem mais cedo
A maioria das pessoas que estão na faixa dos 30 anos se arrepende de não ter começado a poupar dinheiro mais cedo. Quando uma pessoa de 20 anos, por exemplo, começar a fazer investimentos ou guardar dinheiro, ela pode desfrutar dos benefícios por muito mais tempo. Dessa forma, se puder começar a montar a sua reserva financeira o quanto antes, faça isso.
9) Principais arrependimentos de quem tem 30 anos: Agir sem pensar antes
Muita gente que tem ou até já passou dos 30 anos de vida também costuma se lamentar profundamente dos erros do passado, que eram cometidos no impulso. Quando somos jovens, muitas vezes, nos falta perspicácia e experiência para tomarmos uma decisão bem pensada a respeito de algo. E isso nos leva a agir de maneira precipitada e, sobretudo, errônea. Ah, o equilíbrio faz muita falta nessa fase.
10) Ter procrastinado mais do que deveria
O último dos principais arrependimentos de quem tem 30 anos. Muita gente que já passou das três décadas de vida também costuma se lamentar de ter procrastinado mais do que devia, principalmente no âmbito profissional. O problema é que a procrastinação cobra o seu preço, que não costuma ser barato. Se você ainda está na faixa dos 20 e poucos, o nosso conselho é: evite procrastinar, ao máximo.