Você sabe quantas pessoas existem em nosso planeta? Na verdade, esta é uma questão que não possui uma resposta fixa, visto que esse número muda continuamente. Contudo, no final de 2022, a Terra contava com cerca de 8 bilhões de seres humanos.
Porém, essa vasta quantidade de pessoas não se distribui uniformemente pelo globo: enquanto a Índia e a China possuem o maior número de habitantes, abarcando mais de 35% da população mundial, há certos países que são considerados os menos populosos do mundo. Veja quais são a seguir.
7 países menos populosos do mundo
1. Cidade do Vaticano
Com base nos dados estimados pela ONU, a World Population Review fez um ranking dos países e das suas populações.
No final da lista, como ‘país’ menos populoso do mundo, está a Cidade do Vaticano, com apenas 764 habitantes. A nação ocupa uma área de 0,44 quilômetros quadrados e está situada no centro de Roma.
Seu território inclui a Basílica de São Pedro, a praça homônima, vastos museus e jardins, o palácio papal, a Chancelaria, construções adjacentes, além de treze edifícios distribuídos por Roma e o Castel Gandolfo, tradicional residência de verão dos papas.
A liderança local é exercida pelo Papa, eleito por cardeais com idade inferior a 80 anos. Em 1984, o Vaticano foi declarado Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela UNESCO.
2. Tuvalu
Tuvalu, um arquipélago de beleza singular, abriga cerca de 11.478 habitantes em seus modestos 26 km². Este pequeno país é um gigante na batalha contra as mudanças climáticas.
As suas terras planas e vulneráveis enfrentam a ameaça constante do avanço das águas oceânicas, um perigo que pode, eventualmente, forçar a evacuação de suas ilhas.
3. Nauru
Nauru, uma pequena ilha situada na fronteira entre o Oceano Pacífico Norte e Sul, detém o título de menor país insular do mundo, com apenas 12,9 km².
É o terceiro menor país do mundo, abrigando uma população de apenas 12.884 pessoas. Antigamente, Nauru ostentava o maior PIB per capita do mundo, graças à exploração de ricos depósitos de fosfato.
Porém, os recursos de fosfato se esgotaram, e o PIB local agora se encontra entre os mais baixos do mundo.
A ilha enfrenta as consequências da exploração excessiva e das mudanças climáticas, bem como possui a maior taxa de obesidade do mundo, com 71,1% de sua população classificada como obesa.
4. Palau
Palau, um encantador conjunto de ilhas no Pacífico Ocidental, é composto por 340 ilhas espalhadas por uma área de 458,4 km².
Com uma população de apenas 18.051 habitantes, é um dos países com menor densidade populacional do planeta, tendo menos pessoas que seus vizinhos Tuvalu e Nauru, apesar de sua maior área.
5. San Marino
San Marino, o quinto país menos populoso do mundo, está localizado no centro-norte da Itália, próximo ao Mar Adriático.
Remontando a uma época em que as cidades-estado eram comuns na Europa, a nação é considerada a república mais antiga do mundo.
Atualmente, o país abriga uma população de apenas 33.617 habitantes, possui área total de 61,2 km², e conta com uma média de visitação anual de 3 milhões de pessoas.
6. Liechtenstein
Liechtenstein, um minúsculo principado europeu, encontra-se aninhado entre a Suíça e a Áustria, dois países sem litoral. Com uma população de 39.822 habitantes, o país ocupa uma área de aproximadamente 99,78 km².
Diferentemente de San Marino, Liechtenstein não atrai muitos turistas, sendo, na verdade, o país menos visitado da Europa.
Apesar de seu tamanho reduzido e população pequena, a nação é extremamente próspera, detendo um dos maiores números do PIB per capita ao nível mundial.
7. Mônaco
Mônaco, outro pequeno principado europeu, encontra-se situado na costa norte do Mar Mediterrâneo, com a França delimitando suas fronteiras não costeiras.
O país abriga uma população de apenas 36.157 pessoas, e detém o título de nação mais densamente povoada do mundo.
Entre os habitantes do pequeno país, um número considerável é composto por indivíduos de grande fortuna. Na verdade, os milionários representam 32% da população monegasca.
Por fim, o destino é famoso por seus cassinos e circuito de Grande Prêmio, sendo um destino turístico renomado na Europa.