Estes são os 5 melhores cursos para quem tem 50 anos

A atualização profissional é essencial para pessoas com 50 anos ou mais que desejam continuar ativas no mercado de trabalho, por isso, veja cinco cursos ideais para turbinar o currículo.

O mercado de trabalho para pessoas com mais de 50 anos tem crescido significativamente nos últimos anos, passando de 12,6% em 2006 para 19% em 2020. Esse aumento acompanha o envelhecimento da população brasileira, que subiu 58,8% no mesmo período. Apesar dos desafios, como preconceitos e barreiras na contratação, iniciativas positivas têm buscado valorizar a experiência e habilidades desse público.

continua depois da publicidade

Instituições de ensino também têm registrado um aumento significativo no número de matrículas de alunos nessa faixa etária, em seus cursos, denotando que esses profissionais estão cada vez mais em busca de atualização e novas oportunidades de carreira.

5 melhores cursos para pessoas com 50 anos

Leia também

1. Cursos de tecnologia e ferramentas digitais

Aprender a utilizar novas tecnologias e ferramentas digitais é imprescindível nos dias de hoje. Conhecimentos em aplicativos como Google Docs, Google Sheets, videoconferências (Zoom, Meet) e marketing digital (web analytics, Google Ads) são constantemente exigidos pelas empresas. Dominar essas habilidades facilita a adaptação e a eficiência no ambiente de trabalho.

2. Cursos de idiomas

Aprender um novo idioma pode abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. O inglês é especialmente valioso, já que muitas empresas têm atuação internacional. Ter fluência em uma segunda língua aumenta a empregabilidade e possibilita a comunicação com clientes e colegas de diferentes países.

continua depois da publicidade

3. Cursos ligados à área de atuação ou complementares

Fazer cursos relacionados à sua área de atuação ou complementares é uma excelente forma de atualização. Essas formações podem abordar novas técnicas, metodologias e tecnologias relevantes para o mercado de trabalho atual. Além disso, eles demonstram interesse e comprometimento com o desenvolvimento profissional.

4. Cursos superiores e pós-graduações

Ingressar em uma faculdade ou fazer uma pós-graduação também é uma boa maneira de adquirir conhecimentos especializados em determinada área. A obtenção de um diploma de curso superior ou uma pós-graduação pode representar um diferencial significativo no currículo e alavancar as oportunidades de carreira.

5. Cursos específicos para pessoas com 50+

Há cursos específicos voltados para pessoas com 50 anos ou mais, que visam a capacitação e inclusão desse grupo no mercado de trabalho. Existem diversas opções online e gratuitas voltadas ao público desta faixa etária, sendo excelentes oportunidades de atualização.

continua depois da publicidade

Como decidir qual curso fazer?

Para escolher o curso ideal, é válido considerar alguns critérios. Primeiramente, é essencial entender quais são os seus objetivos profissionais, ou seja, qual área ou cargo você deseja atuar. Com base nisso, é possível identificar as formações que melhor se encaixam para alcançar suas metas.

Além disso, é fundamental analisar a disponibilidade de tempo para estudos e a modalidade de ensino desejada. Cursos à distância (EaD) podem ser mais adequados para quem possui menos tempo disponível. Também é fundamental buscar orientação vocacional, que pode ser oferecida por profissionais especializados, para auxiliar na tomada de decisão.

Como voltar a estudar depois dos 50 anos?

Embora possa ser um desafio diante da rotina agitada de muitas pessoas, investir nos estudos após os 50 anos, oferece a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, se atualizar com as mudanças do mundo contemporâneo e ampliar horizontes. A dedicação exigida demandará tempo e esforço, mas algumas dicas podem ajudar nessa jornada, confira:

continua depois da publicidade
  • Estabeleça um horário fixo para o estudo;
  • Crie um calendário com os prazos importantes que devem ser cumpridos;
  • Escolha um local calmo e sem distrações que interfiram no processo de aprendizagem;
  • Priorize matérias mais relevantes e faça resumos, fichamentos e anotações relevantes do conteúdo;
  • Utilize aplicativos educacionais, plataformas online e recursos digitais que possam complementar e facilitar o aprendizado;
  • Busque grupos de estudo, pois esta pode ser uma ótima forma de compartilhar conhecimentos, esclarecer dúvidas e encontrar apoio mútuo;
  • Por fim, faça pausas para descanso, o que contribui significativamente para um estudo mais eficaz e proveitoso.

Estudar após os 50 anos pode ser desafiador, mas lembre-se dos motivos pelos quais decidiu fazer novos cursos. Mantenha seu objetivo em mente e visualize as conquistas que poderá alcançar com esse esforço.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade