Estes são os 10 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo

A sustentabilidade se tornou um fator significativo na classificação dos destinos turísticos, com base nas suas práticas econômicas, sociais e ambientais.

A sustentabilidade é um conceito que envolve o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico, social e ambiental, visando atender às necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras.

continua depois da publicidade

Nesse sentido, alguns destinos turísticos se destacam por adotar políticas e práticas que promovem a sustentabilidade em diferentes dimensões.

Para definir o que é um destino sustentável e quais são os locais que mais e melhores esforços se empenham neste compromisso, nasceu o Índice Global de Sustentabilidade de Destinos (GDS).

Leia também

Ao todo, são analisados ​​até 70 indicadores: desde as emissões de CO₂, à qualidade do ar, passando pela corrupção política ou pelo desemprego. Confira os lugares que se destacam neste ranking.

continua depois da publicidade

10 lugares mais sustentáveis do mundo

1. Gotemburgo, Suécia

Este fascinante recanto da Escandinávia conquista o primeiro lugar do GDS ano após ano. A natureza de Gotemburgo, sua rica oferta cultural e gastronômica, e a simpatia de seus cidadãos são os responsáveis por isso. Inclusive, seu objetivo é alcançar a neutralidade climática antes de 2030.

2. Bergen, Noruega

Há alguns anos, o propósito da segunda maior cidade da Noruega é tornar-se “o melhor lugar para viver e visitar”. Sua meta é atingir a liberdade de combustíveis fósseis até 2030.

Outros pontos positivos incluem o sistema universal de saúde, baixo desemprego, ensino superior gratuito e baixas taxas de criminalidade.

3. Copenhague, Dinamarca

Em 2018, esta cidade lançou sua estratégia “Turismo para o Bem” com a ambição de assegurar que o turismo tenha um impacto positivo no desenvolvimento sustentável.

continua depois da publicidade

Hoje, Copenhague é reconhecida como uma das cidades mais amigáveis ao meio ambiente e visa tornar-se a primeira capital neutra em carbono até 2025.

4. Aalborg, Dinamarca

Quando todos os países olhavam para outra direção, esta cidade publicou sua famosa ‘Carta de Aalborg’ (1994). Uma iniciativa de sustentabilidade urbana aprovada pelos participantes na primeira Conferência Europeia sobre Cidades e Vilas Sustentáveis.

Além disso, foi eleita a cidade mais feliz da União Europeia em 2016; ao mesmo tempo, a Dinamarca foi identificada como o país menos corrupto, mais próspero, pacífico e melhor para as mulheres.

5. Bordeaux, França

Boa gastronomia, vinhos de qualidade, vistas impressionantes e um centro histórico magnífico, com sua arquitetura do século XVIII, fazem de Bordeaux um destino irresistível.

continua depois da publicidade

Sua sólida aposta no turismo sustentável está rendendo frutos. A cidade francesa está promovendo seus objetivos ambientais, com o desejo de se tornar uma das primeiras metrópoles energeticamente positivas até 2050.

6. Glasgow, Reino Unido

O nome Glasgow deriva da palavra gaélica ‘Glaschu’ ou ‘querido lugar verde’. A cidade vem trabalhando diligentemente há anos para ser considerada uma das mais sustentáveis do planeta.

O governo, a indústria hoteleira local e, em geral, toda a sociedade estão empenhados em tornar a cidade neutra em carbono até 2030.

Melhorar a qualidade de vida, proteger o ambiente e desenvolver uma economia verde com a sustentabilidade como prioridade são seus objetivos.

7. Estocolmo, Suécia

Estocolmo foi a primeira cidade a ser designada Capital Verde Europeia pela Comissão Europeia em 2010 e hoje, mais de 80% de seus hotéis possuem certificação de sustentabilidade. “O bem-estar público deve ser a base da qualidade de vida”, explicam suas autoridades.

continua depois da publicidade

8. Belfast, Reino Unido

A Câmara Municipal de Belfast comprometeu-se em 2019 a desenvolver uma estratégia de turismo sustentável. Nessa data, declararam uma emergência climática e prometeram reduzir as emissões de carbono em 80%, formando a Comissão Climática de Belfast.

Da mesma forma, estabeleceram um esquema de certificação de Turismo Verde com foco na sustentabilidade e na hospitalidade.

9. Aarhus, Dinamarca

Aarhus é outra cidade empenhada em reduzir sua pegada de carbono e mudar substancialmente o foco do turismo. Com altos níveis de reciclagem de resíduos, energias renováveis e transporte público, o destino dispõe de excelentes hotéis onde a sustentabilidade está cada vez mais presente.

Em 2017, Aarhus foi a Capital Europeia da Cultura, e um de seus valores fundamentais foi precisamente seu Modelo de Sustentabilidade.

continua depois da publicidade

10. Oslo, Noruega

Por fim, Oslo está repleta de pessoas e empresas que trabalham por um ambiente saudável: desde restaurantes orgânicos até promotores de cidades verdes. Além disso, suas leis rígidas regulamentam a exploração das florestas, tentando preservar este espaço para as gerações futuras.

Leia também

Concursos em sua
cidade