O roubo de carros é uma prática comum no Brasil, que anualmente apresenta índices levantados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) com os modelos de carros mais visados por ladrões em todo o território nacional.
Dessa forma, a lista é elaborada considerando alguns fatores, como a soma dos roubos e furtos, dividido pelo número de carros com seguros em cada modelo de carro apresentado na publicação.
Vale lembrar que os números são uma estimativa e podem sofrer qualquer tipo de variação, a depender da cidade e do estado do Brasil. Acompanhe o artigo a seguir e saiba quais são os 10 carros mais roubados no Brasil.
10 carros mais roubados no Brasil
Anualmente, a Superintendência de Seguros Privados é responsável por divulgar o IV-R (Índice de Veículos Roubados), com os modelos de carros mais visados por ladrões que agem livremente em várias cidades do Brasil.
Portanto, antes de comprar algum veículo, é importante levar em consideração uma soma de fatores, que incluem desde a conservação e o estado do veículo seminovo, até mesmo a fatores como ser ou não um modelo de carro visado por assaltantes.
A fim de evitar maiores problemas, elaboramos uma matéria com os 10 carros mais roubados no Brasil. Confira até o final e veja se o seu carro aparece na lista:
- VW Gol;
- Fiat Uno;
- Chevrolet Onix;
- Ford Ka;
- Hyundai HB20;
- Fiat Palio 1.0;
- Chevrolet Corsa;
- VW Fox;
- Toyota Hilux;
- Chevrolet Prisma.
Acréscimos em seguros
Carros que geralmente são visados por ladrões acabam com seguros mais caros. Essa prática é comum entre seguradoras, não chegando a se tornar uma regra, pois os custos do seguro do veículo também levam em conta a combinação de perfis entre o proprietário e o modelo adquirido.
Pode também acontecer de seguradoras não cobrirem certos modelos de carros, justamente por eles serem muito visados por ladrões, compondo os altos índices de roubo. Dessa forma, por considerarem o alto risco, optam por negar a cobertura do seguro a alguns modelos.
Como não ter o veículo roubado
Para reduzir os riscos de se ter o veículo roubado, é necessário que o motorista fique atento a algumas regras de segurança. Dessa forma, é sempre recomendado escolher um lugar bom para estacionar o carro, como lugares iluminados e locais movimentados.
O motorista deve andar sempre com o documento do carro em mãos, não deixando dentro do veículo e facilitando a vida dos ladrões. Outra dica é sempre deixar o carro sem nenhum objeto pessoal e de valor no interior do veículo.
Uma das dicas para evitar o roubo de veículos é procurar manter a discrição e não oferecer muitas informações aos flanelinhas que cuidam dos carros nas ruas. Há também que defenda que as pessoas não devem colar adesivos nos carros que forneçam informações pessoais.
Carros com equipamentos de segurança, a exemplo das travas de ignição e correntes, podem ficar mais protegidos da ação dos ladrões. Para isso, é necessário deixar esses itens de segurança em lugares visíveis, a fim de coibir a ação nada benéfica de meliantes.