ESTES países têm mais de uma capital e você não sabia

A maioria das nações tem apenas uma sede oficial do governo, porém os países com duas ou mais capitais são uma exceção por motivos históricos.

A maioria dos países do mundo tem apenas uma capital onde reside o governo, como Brasil, Estados Unidos e Japão, cujas capitais são Brasília, Washington e Tóquio, respectivamente.

Muitas vezes, essas cidades são também as mais populosas do país. No entanto, existem algumas nações que possuem duas ou mais capitais, ou outras situações interessantes. As razões pelas quais isso acontece, podem ser históricas ou para distribuir as funções do governo. Confira alguns destes casos abaixo.

10 países com mais de uma capital

1. África do Sul

Leia também

A razão pela qual a África do Sul é o único país do mundo com três capitais oficiais diferentes remonta à unificação do país em 1910.

Naquela época, as quatro províncias fundadoras da África do Sul, a Colônia do Cabo, a Colônia do Rio Orange, o Transvaal Colônia e a Colônia Natal, não conseguiram decidir sobre um capital que pudesse ser compartilhado por todos.

Finalmente chegaram a um acordo segundo o qual cada um teria uma capital, onde administraria um ramo diferente do governo: Cidade do Cabo (poder legislativo), Pretória (poder executivo) e Bloemfontein (poder judicial).

2. Benim

Benin, um país da África Ocidental, tem duas capitais, Porto-Novo e Cotonou. Nele, Porto-Novo sempre foi a capital oficial, mesmo quando o Benin era colônia francesa.

Contudo, Cotonou sempre foi a cidade que abrigou o governo do país. Esta tendência destas duas cidades desempenharem estes papéis continuou mesmo depois da nação ter alcançado a sua independência em 1970.

3. Bolívia

A razão pela qual a Bolívia tem duas capitais remonta à Revolução Federal de 1899. O Partido Liberal foi apoiado principalmente pelas famílias das minas de estanho em La Paz, enquanto o partido conservador no poder foi apoiado pelos defensores das minas de prata em Sucre.

Os liberais derrubaram os conservadores e uma de suas reivindicações foi a transferência da capital oficial para La Paz. Por fim, chegou-se a um acordo para manter a capital oficial em Sucre, enquanto La Paz ganharia mais poder por ser onde ficariam as sedes executiva e legislativa do governo.

4. Coreia do Sul

Seul tem sido a capital oficial da Coreia do Sul desde tempos remotos, mas em 2003 o governo começou a estudar a possibilidade de transferir algumas funções governamentais para outro lugar para reduzir o congestionamento político.

Depois de algumas idas e vindas políticas, em 2007 foi acordado criar um novo distrito administrativo especial para abrigar essas funções governamentais.

Finalmente, em 2012, a cidade de Sejong foi oficialmente inaugurada como capital administrativa do país e muitas agências governamentais se mudaram para lá.

5. Costa do Marfim

A cidade de Abidjan foi declarada capital da Costa do Marfim em 1933, quando ainda estava sob o domínio francês como Colônia, e permaneceu assim após a independência do país.

No entanto, após 23 anos no cargo, o Presidente Félix Houphouët-Boigny decidiu transferir a capital oficial do país de Abidjan para a sua cidade natal, Yamoussoukro. Apesar disso, a maioria das repartições governamentais permanecem em Abidjan.

6. Geórgia

A cidade de Tbilisi é a capital oficial do país e ali são desempenhadas as funções executivas do governo. Já Kutaisi, por outro lado, é a sede legislativa do governo.

O Parlamento da Geórgia também está localizado aqui. Tanto Kutaisi como Tbilisi têm um passado histórico de serem capitais de reinos e dinastias que surgiram e desapareceram no passado da nação, por isso ambas são honradas com um papel no governo.

7. Honduras

Tegucigalpa era a capital de Honduras desde 1880, quando foi designada como tal. Porém, em 1937, a Constituição hondurenha foi alterada para combinar as vizinhas Tegucigalpa e Comayaguela em um Distrito Central.

Em 1982, quando a atual constituição do país foi estabelecida, foi decretado que o Distrito Central seria a capital, composto por ambas as cidades.

8. Malásia

A Malásia tem duas capitais devido à superlotação e o congestionamento político na capital oficial, Kuala Lumpur. O governo malaio percebeu que isto era um problema e decidiu agir.

Eles começaram a trabalhar no projeto de uma cidade planejada para atender especificamente às funções administrativas do governo ao nível federal.

A cidade de Putrajaya foi criada em 1995 e em 1999 estava pronta para receber a sede do governo e do judiciário.

9. Chile

As duas capitais do Chile: Santiago e Valparaíso, distam apenas 115 quilômetros uma da outra. Após o regime de Pinochet, a nação sentiu a necessidade de recuperar e descentralizar o poder dentro do país, transferindo a legislatura nacional para uma segunda sede em 1990.

10. Países Baixos

Ao contrário da maioria dos países desta lista, os Países Baixos sempre tiveram duas capitais. Amsterdã é a capital oficial e constitucional do país desde 1814, quando o novo reino foi formado após libertar-se do domínio francês.

No entanto, Haia tem sido a sede de basicamente todas as funções governamentais do país desde 1588, poucos anos após a criação da República dos Países Baixos Unidos.