Garantir a presença de alimentos que duram muito em nosso lar é uma prática sensata, seja para enfrentar emergências, manter uma despensa abastecida ou simplesmente para otimizar o aproveitamento dos recursos alimentares.
O curioso é que alguns podem ser armazenados por anos sem qualquer refrigeração, adição de conservantes químicos ou tratamento especial. Veja quais são abaixo.
10 alimentos que duram quase para sempre
1. Arroz
Um estudo publicado no International Journal of Food Sciences and Nutrition mostrou que o arroz pode ser consumido mesmo depois de armazenado em lata durante 30 anos. Não importa o quão empoeirado esteja o pacote, ele estará tão bom quanto no primeiro dia.
A chave para sua boa conservação, neste caso, fica por conta das baixas temperaturas e da falta de oxigênio no ambiente. Porém, o arroz integral, embora considerado mais saudável, não sofre o mesmo destino, pois tem menor vida útil devido ao seu teor de óleo.
2. Legumes secos
Leguminosas secas, como grão-de-bico, lentilha e feijão, são ricas em nutrientes e têm longa vida útil. Assim como o arroz, é importante armazená-los em recipientes herméticos, em local fresco e seco. Além disso, é aconselhável verificá-los antes de cozinhar para garantir que não há insetos presentes.
3. Mel
O mel também é conhecido por durar uma eternidade. A amostra mais antiga deste alimento foi encontrada em 2015 em uma tumba egípcia de mais de 3.000 anos atrás e, segundo os arqueólogos que a escavaram, era perfeitamente comestível.
É um dos poucos recursos criados na natureza com o único propósito de serem armazenados. Como as abelhas precisam comer durante o inverno, seu objetivo é criar uma fonte de alimento que não estrague depois de alguns meses.
Sua durabilidade se deve às características únicas do alimento: tem baixo teor de água e alto teor de açúcar, e tem PH baixo, por isso as bactérias não conseguem crescer nele.
4. Sal
O sal é um alimento básico na cozinha e possui uma vida útil praticamente ilimitada. Se guardado em recipiente fechado e protegido da umidade, este mineral pode durar indefinidamente sem perder suas propriedades.
5. Vinagre
O vinagre, tanto de maçã quanto de vinho, tem uma vida útil longa. A sua acidez natural ajuda a preservá-lo e a prevenir a proliferação de bactérias. O truque para mantê-lo por anos sem se deteriorar é armazená-lo em local fresco e escuro.
6. Açúcar
O açúcar, em qualquer uma de suas formas, seja branco, mascavo ou refinado, também têm prazo de validade praticamente indefinido se guardado em local seco.
7. Leite em pó
Selados a uma temperatura ambiente de 21 graus, esses produtos podem durar até 15 anos. Se forem armazenados em temperaturas mais frias, sua vida útil é estendida proporcionalmente.
8. Massas
Hermeticamente fechadas, suas massas favoritas podem ser armazenadas por até 10 anos em uma temperatura ambiente estável de 21 graus. Tal como os produtos lácteos em pó, as temperaturas mais frias aumentam o seu prazo de validade.
9. Caldo de carne
Os cubos de caldo de carne, graças à sua alta concentração de sal, podem sair ilesos após décadas, principalmente se estiverem congelados.
10. Extrato de baunilha
Se você é daqueles que costuma fazer bolos e sobremesas de vez em quando, recomendamos ter uma boa garrafa de extrato de baunilha sem se preocupar com o prazo de validade.
Graças à combinação da baunilha planifolia (orquídea) e à sua destilação em álcool, este é um dos alimentos saudáveis e naturais que podem durar por muito tempo.