Estes 7 objetos do dia a dia são mais sujos que a privada

Muitos objetos que você usa todos os dias podem conter mais germes e bactérias do que o vaso da sua casa, e colocar em risco a sua saúde e a da sua família.

Você sabia que alguns objetos de uso diário podem estar mais sujos do que o seu banheiro? Isso mesmo, existem itens que acumulam mais germes e bactérias do que o vaso sanitário, e que podem representar um risco para a sua saúde.

continua depois da publicidade

Inclusive, várias pesquisas feitas em centros de estudo de diversos países e instituições de ensino já analisaram as impurezas em itens, como telefones, aparelhos domésticos e até mesmo objetos que são usados para limpar e higienizar.

7 objetos do dia a dia que são mais sujos do que seu vaso sanitário

Leia também

1. Teclado

O teclado do seu computador é um dos objetos mais contaminados que você pode ter. Isso porque as pessoas costumam comer, beber e tossir em cima dele, além de tocar nele com as mãos sujas.

Segundo uma pesquisa, os teclados podem ter até cinco vezes mais germes do que um assento de vaso sanitário. Para limpar o seu teclado, você pode usar um pano úmido com álcool ou um aspirador de pó.

continua depois da publicidade

2. Celular

O seu celular é outro objeto que está em contato constante com a sua pele, a sua boca e o seu ouvido. Além disso, muitas pessoas levam o celular para o banheiro, onde ele pode ser exposto a bactérias fecais.

Um estudo revelou que estes aparelhos podem ter até 10 vezes mais bactérias do que um vaso sanitário. Para higienizá-lo, você pode usar um pano macio com álcool isopropílico ou um lenço umedecido próprio para eletrônicos.

3. Tábua de cortar

A tábua de cortar que você usa na cozinha pode ser um foco de bactérias, especialmente se você corta carne crua nela. A carne pode conter bactérias como a E. coli e a salmonela, que podem causar infecções intestinais.

continua depois da publicidade

Uma pesquisa mostrou que as tábuas de cortar podem ter até 200 vezes mais bactérias fecais do que os vasos sanitários. Para desinfetá-la, você pode lavá-la com água quente e sabão, e depois passar vinagre ou água sanitária.

4. Bolsa

A sua bolsa pode ser um objeto que carrega muitos germes e bactérias, pois ela entra em contato com diversas superfícies, como o chão, o banco do carro, o balcão da loja, etc.

Além disso, dentro dela pode ter objetos contaminados, como dinheiro, cartões, celular e restos de comida. Se não quiser lavá-la, você pode usar um pano úmido com detergente ou um produto específico para o material dela, e higiênizá-la regularmente.

5. Escova de dentes

A escova de dentes é um objeto que você usa para limpar a sua boca, mas que pode estar contaminada com bactérias. Isso porque ela fica exposta ao ar do banheiro, onde pode haver germes vindos do vaso sanitário, do ralo ou da pia.

continua depois da publicidade

Além disso, este objeto fica úmido após o uso, o que favorece o crescimento de microrganismos. Uma pesquisa apontou que as escovas de dentes podem ter mais de 10 milhões de bactérias. Por isso, você deve lavá-la com água corrente, secá-la com um papel toalha e guardá-la em um local seco e arejado.

6. Sacolas reutilizáveis

As sacolas reutilizáveis são uma ótima alternativa para reduzir o consumo de plástico, mas elas também podem ser um meio de transporte de bactérias. Isso porque elas carregam os germes dos produtos que você compra, como frutas, verduras e carnes, e podem ficar sujas e úmidas.

Para lavar as suas sacolas reutilizáveis, você pode usar água e sabão na máquina de lavar ou na mão, e deixá-las secar bem antes de usá-las novamente.

continua depois da publicidade

7. Acessórios

Os acessórios que você usa, como relógios, anéis, pulseiras e brincos, podem ser objetos que acumulam muitos germes e bactérias, pois eles entram em contato com a sua pele, o seu cabelo e o seu suor.

Inclusive, eles podem ficar expostos a substâncias como cremes, perfumes e maquiagem, que podem favorecer a proliferação de microrganismos. Uma pesquisa realizada no Reino Unido revelou que os adornos podem ter até 428 vezes mais germes e bactérias do que a privada.

Portanto, limpe-os sempre com um pano macio com água morna e sabão neutro, ou um produto específico para o material deles.

Leia também

Concursos em sua
cidade