O principal fator que diferencia os seres humanos dos outros animais da natureza é, sem dúvida, a complexidade da nossa inteligência, responsável pelo desenvolvimento das diversas sociedades de todo o mundo e por todo o avanço tecnológico, científico e artístico da humanidade.
Ainda assim, é comum ouvirmos histórias de pessoas com inteligência acima da média. Nesse sentido, acabam se destacando crianças que, desde cedo, apresentaram facilidade em algumas áreas, como aprender novos idiomas ou se destacar ao usar um instrumento musical.
Como saber se meu filho tem inteligência acima da média?
Essa é uma das perguntas mais comuns entre mães, pais e cuidadores de crianças que, desde cedo, acabaram se mostrando mais habilidosas em alguns marcos do desenvolvimento.
Se você também tem esse tipo de dúvida, mas não sabe ao certo o que, de fato, define que a inteligência de uma criança é acima da média, veja alguns indícios a seguir, que podem indicar que o pequeno morador da sua casa é um gênio em miniatura. Confira:
Memória surpreendente
Um dos sinais claros da superdotação é uma memória que causa espanto entre amigos e familiares. Crianças que, mesmo em idade pré-escolar, conseguem se lembrar de eventos que aconteceram há meses ou até anos, podem, de fato, ter inteligência acima da média.
Alfabetização autodidata
Outro ponto clássico em pessoas com inteligência acima da média ou superdotação é o interesse precoce pela leitura e pela escrita. Em alguns casos, as crianças conseguem aprender a ler e a escrever sem ajuda e quando ainda têm dois ou três anos de idade.
Falta de foco
Um dos “sintomas” da superdotação é a alta capacidade que a criança tem de se distrair com diversos estímulos. É claro que, para crianças, todas as coisas chamam a atenção e podem ser interessantes e lúdicas, mas as crianças com superdotação tendem a se distrair com uma facilidade muito grande, pois não conseguem decidir no que focar em determinado momento.
Caos nas tarefas do dia-a-dia
Talvez a dificuldade que seu filho tem em organizar os brinquedos não seja uma questão de preguiça, sabia? Pessoas com inteligência acima da média tendem a viver em ambientes mais caóticos e desorganizados.
Perfeccionismo
Ao contrário do que se possa pensar, o perfeccionismo não é necessariamente uma qualidade. Em pessoas com inteligência acima da média, querer que tudo fique sempre certo e perfeito pode ter relação com um nível grande de auto cobrança.
São indivíduos que, mesmo diante de um trabalho impecável, ficam com a sensação de que poderiam ter feito melhor — isso também pode ser percebido em crianças.
Acho que meu filho pode ter inteligência acima da média, e agora?
O ideal, nesses casos, é buscar uma avaliação psicológica, neurológica ou de algum especialista capacitado em avaliar crianças e realizar testes de quociente de inteligência (Q.I).
É importante frisar que, em muitos casos, pessoas superdotadas, com altas habilidades ou com inteligência acima da média podem crescer sob pressão extrema, imposta pelos pais ou pelo ambiente escolar.
O resultado de toda essa expectativa pelo filho ou pela filha que parece ter um futuro promissor pela frente é, no fim das contas, um adolescente ou adulto perfeccionista, constantemente insatisfeito e, inclusive, ocupando cargos em subempregos.
O acompanhamento terapêutico especializado é fundamental, portanto, para que a criança tenha expectativas realistas e consiga usar a sua inteligência para, de fato, construir uma carreira de sucesso.