Diante do grande volume de demandas, a pressão do mercado de trabalho, as solicitações dos amigos, familiares e parceiros afetivos, nem todas as pessoas conseguem equilibrar os pratos. Dessa forma, acabam esgotando a própria energia e nem percebem, mas existem alguns sinais que indicam que uma pessoa está mentalmente exausta.
São sintomas físicos, mudanças de comportamento e ações que afetam o seu cotidiano e as relações pessoais. Nesse sentido, devem ser identificadas logo cedo para que o indivíduo consiga tratar das suas necessidades antes de adoecer ou enfrentar grandes dificuldades.
Acima de tudo, esta matéria tem o propósito meramente informativo e educativo, de modo que não substitui o acompanhamento médico especializado e o cuidado com a saúde mental com profissionais capacitados. Caso você se identifique com os sinais e perceba que está mentalmente exausto, procure ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Saiba mais informações a seguir.
5 sinais mostram que você está mentalmente exausto
1) Você está sempre impaciente ou irritado
De repente, as pequenas coisas começam a tirar o seu equilíbrio. Um barulho te incomoda profundamente, objetos fora do lugar são suficiente para iniciar um conflito, a demora para ser atendido cria irritação e você não tem paciência para absolutamente nada.
Fique atento, porque a irritabilidade e a impaciência são sinais de que o seu cérebro está sobrecarregado de estímulos. As mudanças de humor podem acontecer em situações pontuais ao longo da vida, mas quando se tornam frequentes devem ser observadas com atenção.
Qual é a origem desses sentimentos? Qual é o gatilho da impaciência e da irritação? O que verdadeiramente está te incomodando? O que essa situação te faz sentir ou lembrar? Investigar essas questões e procurar respostas no seu interior é um primeiro passo para a mudança.
2) Você não consegue se concentrar
A falta de concentração é um sintoma de diversas enfermidades, desde uma gripe sazonal até uma estafa mental. A dificuldade para realizar atividades simples que sempre fizeram parte do cotidiano, a impossibilidade de encarar novos desafios, as dores de cabeça por conta da concentração e outros problemas são alertas da sua mente.
No geral, indicam que a sua mente está cansada e não consegue realizar novas atividades, por mais importante ou pequenas que pareçam. A sua atenção fica difusa, você se distrai com as menores coisas e não consegue dedicar muito tempo à mesma tarefa.
3) Você não consegue dormir
O sono desregulado ou a insônia são indicadores de uma mente exausta, pois indicam que você está em desequilíbrio. O sono é fundamental para a recuperação muscular, digestão dos alimentos, processamento das informações adquiridas no dia anterior e renovação celular.
Portanto, não conseguir dormir pode afetar uma série de funções orgânicas e causar diversas enfermidades ao organismo. O principal sinal desse desequilíbrio acontece quando a pessoa coloca a cabeça no travesseiro e fica sobrecarregada por diversos pensamentos conflituosos.
4) Você está sempre ansioso
A ansiedade é um sentimento natural do indivíduo, cuja principal função é proteger o ser humano diante das situações de perigo. No entanto, quando está em desequilíbrio, acaba gerando reações exageradas aos estímulos, sobrecarregando o organismo com adrenalina e hormônios produzidos quando o corpo entende que precisa se proteger ou fugir.
Uma pessoa com a mente exausta sente ansiedade ao longo do dia sem motivos plausíveis. Assim, está sempre sendo acometida por batimentos cardíacos erráticos, enrijecimento dos músculos quando não é necessário, dores de cabeça, palpitações nervosas e tremores.
5) O seu apetite não é mais o mesmo
Ou você sente muita fome ou então não sente fome alguma durante o dia. Mais do que afetar a absorção e produção de nutrientes no seu organismo, essa mudança no apetite afeta a disponibilidade de energia ao longo do dia, gerando sono em momentos inoportunos e desencadeando problemas como a hipoglicemia e pressão baixa.
Lembre-se: uma mente exausta não consegue processar o que o corpo está precisando corretamente, gerando diversos desequilíbrios.
Disclaimer: Este artigo sobre “Estes 5 sinais mostram que você está mentalmente exausto” é apenas para fins informativos e não deve ser considerado como aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento. Os sinais mencionados podem ter várias causas, e a exaustão mental é apenas uma delas. Se você acredita estar enfrentando problemas de saúde mental, é essencial procurar a orientação de um profissional de saúde mental qualificado para avaliação e tratamento adequados. O conteúdo deste artigo não substitui a opinião de um profissional médico ou psicológico.