Por definição, a palavra deslealdade é sinônimo de falsidade, traição e mentira. Neste sentido, pode acabar com relacionamentos afetivos ou profissionais, uma vez que quebra um contrato implícito de confiança ou segurança estabelecido entre os indivíduos. No entanto, existem 5 sinais que mostram que a pessoa está sendo desleal com você.
Sobretudo, esses sinais estão relacionados às mudanças nos comportamentos ou no tratamento concedido dentro do cotidiano, desde as situações mais corriqueiras até os momentos mais importantes. Porém, podem ser percebidos principalmente em situações de conflito, uma vez que os sentimentos aflorados revelam segredos ou mentiras. Saiba mais informações a seguir:
5 sinais de que a pessoa está sendo desleal
1) Surgem os segredos e a privacidade se torna um problema
Quando falta lealdade, a pessoa geralmente começa a agir de maneira excessivamente reservada. Desse modo, pode criar problemas se você mexer no celular para ver as horas, passar por trás quando estiver no computador ou até mesmo se perguntar sobre como foi o dia, pois sentem-se vigiados ou invadidos enquanto protegem os segredos de suas ações.
A princípio, um indicador importante de deslealdade nesse sentido é quando surgem mudanças de comportamento relacionadas à privacidade. De uma hora para outra, o indivíduo quer ficar mais tempo isolado ou sozinho, recusando a sua companhia e nem ao menos comunicando os próprios planos.
2) Reagem na defensiva dentro de qualquer adversidade
Ao serem perguntados sobre como estão ou o que fizeram ao longo do dia, as pessoas desleais podem ficar desconfortáveis por sentirem que estão sendo descobertas. Como consequência direta, agem na defensiva e podem se tornar agressivos na forma de se comunicar, ou então se fechar completamente a qualquer tipo de diálogo.
Portanto, qualquer sinal de interesse ou de aproximação é identificado como uma ameaça. Aos poucos, a sinceridade e a honestidade dão lugar à um estranhamento constante, onde a pessoa fica com raiva diante das tentativas de contato. Dessa maneira, a comunicação fica desafiadora e não há espaço para dialogar sobre os problemas que surgem na relação.
3) Evitam falar sobre o futuro ou criar planos concretos
A deslealdade representa um interesse em terminar a relação ou estar em outra situação completamente distinta. Nesse contexto, um sinal de que a pessoa está quebrando a lealdade é a falta de interesse em conversar sobre o futuro, criar planos concretos e pensar em novas possibilidades dentro do relacionamento.
Em grande parte dos casos, quem é desleal tende a ficar individualista e excluir o outro de seus projetos pessoais. Quando questionados sobre expectativas para os próximos anos, respondem de maneira rasa ou desinteressada, porque não estão considerando esses aspectos como prioridade.
4) Não fazem questão do relacionamento
Em primeiro lugar, a pessoa desleal está se retirando gradativamente da relação por meio de suas ações e segredos. Por causa disso, deixam de priorizar a relação e a companhia do parceiro, criando desculpas para não estar presente, adiando compromissos importantes ou não aparecendo nas atividades combinadas anteriormente.
Dentro da rotina, se torna mais importante estar com os amigos ou sozinho, e o comportamento é modificado de maneira brusca. Desde demorar a responder às mensagens até mudar o tom de voz nas conversas, esquecer datas comemorativas ou não fazer questão de comparecer aos encontros familiares, existem diversos sinais de que a deslealdade está afetando a relação.
Acima de tudo, a negligência e o desinteresse indicam que o coração e a mente estão em outro lugar. Ou seja, não existe um interesse em estar presente, o que tende a desgastar o relacionamento.
5) Surgem diversas mudanças no comportamento
Como citado anteriormente, o comportamento é um dos principais indicadores da deslealdade, porque as mudanças repentinas demonstram que existe um desequilíbrio dentro da relação. Nesse cenário, deve-se observar os aspectos mais simples, como a comunicação e o tratamento dentro do cotidiano.
Fique atento ao surgimento de conflitos, pois se forem frequentes pode ser que exista um problema maior que não está sendo tratado. Se necessário, converse com amigos e familiares para entender se é uma percepção coletiva ou individual.