Sentir dúvidas a respeito da escrita ou pronúncia de diversas palavras da Língua Portuguesa é um problema que todo falante do idioma certamente já teve alguma vez na vida. Afinal, por ser tão extenso, conhecê-lo por completo pode ser uma missão praticamente impossível, especialmente ao se deparar com uma série de termos parecidos o suficiente para parecerem iguais, mas mesmo assim possuírem diferenças. Esse é o caso de “estender” ou “extender”: qual seria a forma correta?
No geral, muitas pessoas ficam confusas a respeito da grafia do verbo por conta do substantivo “extensão”. Contudo, ao contrário do que se imagina, sua versão adequada não está relacionada ao termo, o que exige do indivíduo certa atenção para que não faça confusão ao precisar utilizá-lo em uma frase.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual a forma correta da palavra, se é “estender” ou “extender”, e não erre mais ao se deparar com ela em materiais escritos.
Estender ou extender?
Mesmo com o substantivo “extensão”, a forma correta deste verbo é “estender”, com a letra “s”. Com isso, a forma “extender” não existe, e está gramaticalmente incorreta.
O verbo “estender” vem do latim “ex + tendere”, e apesar do prefixo latino ser grafado com “x” em “ex-“, a palavra atual é registrada com “s”. O motivo disso é o fato de que, antigamente, não existia a preocupação com uniformizar a ortografia, o que fazia com que existissem formas flutuantes de uma mesma palavra, até que uma delas prevalecesse sobre as demais. As escolhidas foram então “estender” e “extensão”, atualmente integradas ao léxico do português.
Esse termo está associado à ideia de ampliar, expandir, aumentar ou alongar algo, mas pode ter uma série de significados, a depender de seu contexto. Alguns dos possíveis são:
- Expandir, aumentar, tornar mais extenso;
- Desdobrar, esticar;
- Pendurar;
- Apresentar, oferecer, entregar;
- Durar, alongar-se, prolongar-se;
- Deitar, espraiar.
Agora, confira alguns exemplos do termo quando inserido em diferentes contextos:
- O professor decidiu estender o prazo de entrega do trabalho de conclusão de curso. (Expandir, aumentar, tornar mais extenso);
- O circo precisa estender a lona todas as vezes que viaja para uma nova cidade. (Desdobrar, esticar);
- Trate de estender o lençol após retirá-lo da máquina de lavar. (Pendurar);
- Todos ficaram surpresos quando Pedro estendeu o presente que havia comprado ao filho mais novo. (Apresentar, oferecer, entregar);
- Não vou me estender demais nessa apresentação, mas espero que vocês entendam o meu ponto de vista. (Durar, alongar-se, prolongar-se);
- A minha parte preferida de qualquer viagem à praia é me estender ao Sol depois de tomar banho de mar. (Deitar, espraiar).
Por que não extender?
Uma das maiores complicações que fazem com que muitos utilizem o termo incorreto “extender” ao invés de “estender” está relacionada às palavras derivadas.
Nesse sentido, os termos derivados devem sempre seguir a grafia da palavra primitiva, como é o caso de “casa” e “casinha”, “cruzada” e “encruzilhada”, “exame” e “examinar”, “mesa”, “mesinha” e “mesário”. Isso também faz com que sejam escritas com “x” as palavras “extenso”, “extensão” e “extensivo”.
Contudo, no caso de “estender”, o termo segue a grafia da palavra primitiva “estendido”, e não de nenhuma outra listada como similar. Desse modo, “extender” com “x” não possui registro nos dicionários do país, muito menos no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras.