Às vezes, nós temos sonhos e pesadelos sem pé nem cabeça. Muitas pessoas buscam o significado na internet para saber se existe alguma simbologia por trás. Só que isso está mais voltado ao misticismo do que qualquer outra coisa. Hoje, vamos falar de ciência.
Pesadelos são compostos por sonhos geralmente perturbadores que usam alguma situação da realidade como referência, tendo o potencial de distorcê-la. O fenômeno mental é comum em pessoas com menos de 10 anos de idade, aparecendo também em jovens e adultos.
Os pesadelos não têm relação direta com doenças, vale ressaltar. Até porque o processo faz parte do desenvolvimento das próprias crianças, por exemplo. Existem muitas causas relacionadas aos sonhos “ruins”, como ansiedade, preocupação em excesso e efeitos de medicamentos.
De qualquer maneira, uma boa forma de analisar os pesadelos é por meio de sessões de psicoterapia. O profissional lhe dará condições para que você consiga interpretá-los da melhor maneira possível, incentivando o ganho de autoconhecimento.
Em nossa matéria, vamos te mostrar qual é o pesadelo mais comum de todos a partir de uma pesquisa científica realizada em 2018. Fique conosco até o final e entenda mais detalhes sobre o assunto para que você possa ampliar o seu portfólio de conhecimentos gerais.
Pesadelo mais comum de todos, conforme a ciência
Estudo elaborado em 2018 pelos pesquisadores Michael Schredl e Anja S. Göritz categorizaram os temais mais comuns de pesadelos. Eles usaram as informações de 1.200 pessoas depois delas explicarem os piores sonhos que tiveram. A pesquisa foi publicada na PubMed Central.
No topo da lista, o tema mais recorrente diz respeito ao fracasso e desamparo. O assunto foi alvo de 18% dos relatórios sobre os pesadelos. E isso abrange diversos elementos, como chegar atrasado, falhar em algum objetivo, esquecer de alguma coisa e cometer equívocos.
Ser reprovado em provas foi tema, por si só, de 3% dos pesadelos analisados pelos pesquisadores. E o tema “fracasso” pode gerar inúmeras interpretações, dependendo do contexto de cada pessoa. Conforme a pesquisa, tende a dar a ideia de insegurança e medo da opinião alheia.
E os demais sonhos mais comuns? Compondo o top 5 junto ao “fracasso”, o estudo também elencou pesadelos relacionados a agressões físicas, acidentes por diversos motivos, perseguição e doença/morte. Os conflitos interpessoais, por sua vez, apareceram em sexto lugar.
Outras menções honrosas: sentir-se preocupado em excesso durante o pesadelo, catástrofe na natureza, presença maligna e infestação (de insetos, por exemplo). Você já sabia disso? Qual é o pesadelo mais comum que você tem?