O chá verde é resultado da infusão da planta conhecida como chá-da-índia, tendo esse nome porque as folhas sofrem pouca oxidação durante o processo e a tendência é que a bebida fique com a tonalidade esverdeada. No entanto, muitas pessoas relatam dificuldade para ingerir esse tipo de chá por conta do amargor, mas existem maneiras corretas de fazer chá verde sem ficar amargo.
No geral, o chá verde é benéfico para o organismo, pois consiste em uma bebida rica em antioxidantes, compostos fenólicos e flavonoides. Desse modo, ajuda desde a prevenção de alguns tipos de câncer até no combate ao envelhecimento precoce, prevenção de gripes e resfriados e perda de peso. Saiba mais informações a seguir e aprenda a fazer um chá verde agradável:
Como fazer chá verde do jeito certo sem ficar amargo?
Para que o chá verde não fique amargo, é necessário prepará-lo da maneira correta, o que envolve desde o número de folhas utilizadas até o tipo de água e o recipiente que será usado na preparação. A recomendação no caso das folhas de chá é que você as coloque em água fervente por cerca de 3 minutos antes de coar e beber.
No caso dos saquinhos de chá, é melhor inserir na água antes de ferver do que colocar depois que a água estiver quente na xícara. Então, deixe os saquinhos na água até que abra fervura, e depois remova para que as folhas não amarguem o sabor. A recomendação é realizar a infusão entre 60 e 75 graus Celsius, pois assim você garante um bom resultado.
No geral, o tempo médio de infusão do chá verde é de 1 a 3 minutos, mas depende do recipiente que for usado. Evite colocar em leiteiras ou panelas mais velhas, pois podem comprometer o gosto. Ademais, use água fresca e potável para que nenhum componente interaja com as folhas do chá.