A resiliência é a capacidade de se adaptar e superar as adversidades da vida, mantendo uma atitude positiva e um equilíbrio emocional. O primeiro autor a utilizar este termo foi John Bowlby, o criador da ‘teoria do apego’.
Porém, foi Boris Cyrulnik, psiquiatra, neurologista, psicanalista e etólogo, quem introduziu o conceito de resiliência no campo da psicologia no seu best-seller “Os patinhos feios.”
É uma habilidade que todos podemos desenvolver, mas que algumas pessoas parecem ter mais facilidade em demonstrar. Por isso, veja as características que elas evidenciam a seguir.
8 traços de pessoas altamente resilientes
1. São capazes de detectar a causa dos problemas
As pessoas resilientes não se limitam a lamentar ou a se vitimizar diante das dificuldades. Elas buscam entender o que originou o conflito, seja interno ou externo, e colocam em prática as estratégias necessárias para evitar que a situação se repita.
Além disso, elas fazem uma autoanálise, reconhecendo os seus pontos fortes e fracos, e assumindo a responsabilidade pelos seus atos.
2. Sabem lidar com suas emoções
Estes indivíduos sabem que as emoções são reações naturais aos acontecimentos, mas que elas não devem ser controladas por elas. Eles são capazes de administrar os seus pensamentos, evitando os que têm uma carga negativa e que podem gerar emoções prejudiciais.
3. Mantêm a calma em situações de muita pressão
As pessoas resilientes não perdem o equilíbrio e não se deixam abalar pelo caos e pela confusão momentânea.
Elas conseguem manter a calma e o foco, mesmo em situações de muito estresse ou incerteza, utilizando técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, a meditação ou o exercício físico, para aliviar a tensão e recuperar a energia.
4. São realistas
Longe de serem ingênuas ou pessimistas, as pessoas resilientes reconhecem os aspectos positivos e negativos da realidade, sem negá-los ou exagerá-los. Elas também são otimistas, ou seja, elas esperam o melhor, mas se preparam para o pior.
5. Confiam em si
A autoestima saudável se baseia no reconhecimento do seu valor e da sua competência. Este é outro traço dos mais resilientes.
Eles acreditam na sua capacidade de superar os obstáculos e de alcançar os seus objetivos, e confiam na sua intuição e nas suas decisões, sem depender excessivamente da opinião dos outros.
6. São empáticas
As pessoas resilientes são empáticas, ou seja, elas se colocam no lugar dos outros, compreendendo os seus sentimentos e as suas necessidades.
Elas também são solidárias, e oferecem o seu apoio e a sua ajuda aos que precisam, sem esperar nada em troca.
7. São capazes de motivar a si
Outro traço de indivíduos resilientes é a automotivação. Eles encontram um sentido e um propósito para as suas ações, que estão alinhados com os seus valores e os seus sonhos.
Além disso, são persistentes, e não desistem facilmente diante dos desafios, mas persistem até alcançar os seus resultados.
8. Não se perguntam “por quê”, e sim “como”
Por fim, as pessoas resilientes não se perdem em questionamentos inúteis ou em culpas infundadas. Elas não se perguntam “por que isso aconteceu comigo?”, e sim “como eu posso lidar com isso?”.
Elas focam na solução, e não no problema. São proativas e dedicadas, e sempre tomam a iniciativa em vez de esperar que as coisas aconteçam.