As árvores são vegetais de tronco lenhoso cujos ramos sobressaem a certa altura do solo, podendo sobreviver durante séculos na natureza quando encontram as condições necessárias para o crescimento. Neste contexto, existem 7 árvores que são consideradas as mais antigas do mundo, tendo visto diversas transformações do planeta ao longo da vida.
Atualmente, são pontos turísticos, estações de pesquisa e patrimônios históricos produzidos pela natureza, inspirando religiosos, artistas, filósofos e cientistas que desejam desvendar os mistérios do Universo. Localizadas em diferentes pontos do planeta, algumas estão ameaçadas pelas mudanças climáticas. Saiba mais informações a seguir e descubra quais são:
Onde estão as 7 árvores mais antigas do mundo?
- Matusalém: esse antigo pinheiro bristlecone possui mais de 4,8 mil anos, sendo conhecida como a árvore mais antiga do mundo. Está localizada nas proximidades das Montanhas Brancas de Matusalém, na Califórnia, Estados Unidos.
- Sarv-e Abarqu: também conhecido como Zoroastrian Sarv, essa árvore cipestre está localizada na província de Yazd, no Irá e possui mais de 4 mil anos de idade.
- Llangernyw Yew: um dos teixos mais antigos que se têm registro, essa árvore está dentro de um pequeno cemitério da Igreja de St. Dygain, na vila que a nomeia em North Wales, Reino Unido.
- Alerce: a árvore da espécie Fitzroya cupressoides é nativa das montanhas dos Andes e possui mais de 3 mil anos de idade.
- Patriarca da Floresta: considerada uma árvore sagrada para as comunidades indígenas, essa árvore está localizada na Amazônia Brasileira, mas está sofrendo ameaças por conta do desmatamento.
- Senador: localizada na Flórida, Estados Unidos, o Senador era a maior árvore cipreste careca do país, mas sofreu um colapso de grande parte da sua estrutura por conta de um incêndio em 2012.
- Oliveira de Vouves: localizada na ilha grega de Creta, é uma das sete oliveiras do Mediterrâneo que possuem entre 2 e 3 mil anos de idade.