A comemoração do aniversário é um momento aguardado por muitas pessoas. Afinal, um dia inteiramente dedicado à celebração do nascimento de alguém não poderia ser mais especial, e preparar uma festa ou uma simples lembrança para não deixar a data passar batida é uma tradição mundial. O aniversário é uma comemoração anual, mas seria assim para todos? E para aquelas que só o celebram de quatro em quatro anos?
A ideia é apenas uma brincadeira, visto que se refere às pessoas nascidas em um momento específico: o dia 29 de fevereiro. A probabilidade de um bebê nascer nesta data é de uma em 1.461, mas para aqueles que o fazem, a consequência é só poder celebrar o aniversário de quatro em quatro anos, ou seja, em anos bissextos.
Para entender mais sobre o fenômeno, confira abaixo mais algumas curiosidades a respeito das pessoas que não possuem uma data para comemorar o aniversário todos os anos.
Um aniversário de quatro em quatro anos
O dia 29 de fevereiro só ocorre de quatro em quatro anos, em anos bissextos. Esse ajuste foi criado pelos romanos, de modo que fosse possível adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Tal giro é feito em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos, para maior exatidão.
A fração de tempo, por sua vez, é arredondada para seis horas, sendo compensada no ano bissexto. O motivo é o fato de que seis horas, em quatro anos, tornam-se 24 horas, logo, um dia completo.
Historicamente, o nome "bissexto" é explicado pelo fato de que, em anos de correção, que possuem 366 dias, haveriam dois dias chamados de "Ante die VI Kalendas Martias", que significa "seis dias antes do início de março", ao contrário de um dia só, como em anos com 365 dias.
Por tal motivo, haveria então dois dias adicionados a seis dias antes do início de março. À medida que o tempo passou, dois (bis) e seis (sextum) se tornaram "bissextum", e então bissexto. O calendário gregoriano, conhecido hoje em dia, foi promulgado em 1582, pelo papa Gregório XIII. Antes de sua decisão, feita após reunião de um grupo de estudiosos para corrigir o calendário Juliano, o ano começava em março, e não em janeiro.
Pessoas que só fazem aniversário em anos bissextos
E aqueles que fazem aniversário no dia 29 de fevereiro? Como ficam? Normalmente, para aqueles que nascem nesta data, uma das questões principais que surge na cabeça dos pais é quando comemorar o aniversário das crianças. O efeito é apenas mais um do ano bissexto, que faz com que a população precise se adequar ao dia extra no calendário.
Para quem nasce nessa data, a expectativa é grande. Afinal, o período é incomum, por não se repetir todos os anos. E quando acontece, os motivos são ainda maiores para comemorar.
Seja como for, a celebração não está perdida. Em anos normais, basta escolher uma data próxima para celebrar o aniversário, como o dia 28 de fevereiro ou 1º de março. Mesmo assim, a confusão certamente é fruto de curiosidade e diversão para aqueles agraciados com essa data de nascimento.