Com o advento da tecnologia, muitas profissões acabaram sendo extintas, gerando um certo desconforto e preocupação em muitas pessoas. Entretanto, existem algumas dessas profissões que nunca vão acabar ou ser substituídas.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, revelou o futuro do trabalho e o quanto a tecnologia poderia trazer um panorama diferente para o mercado. Especialistas criaram projeções sobre o futuro de algumas profissões, classificando-as diante de uma série de aspectos.
Dessa forma, habilidades exigidas em determinados empregos, como criatividade, relacionamento interpessoal e senso crítico revelam que trabalhos assim nunca vão acabar. Confira a seguir uma lista com sete das profissões que não vão acabar ou ser substituídas.
7 profissões que nunca vão acabar ou ser substituídas
Em 2013, estudiosos da Universidade de Oxford divulgaram uma pesquisa que tratava sobre o futuro do trabalho e sua capacidade de se moldar e até mesmo de desaparecer com profissões consideradas importantes.
As projeções incluíam previsões interessantes, dado o panorama atual, com muita tecnologia e até mesmo a Inteligência Artificial. Pensando em ajudar futuros trabalhadores, elaboramos uma lista com 7 profissões que nunca vão acabar ou ser substituídas. Confira a seguir:
1 – Psicólogo
Essa profissão nunca vai acabar, pois o psicólogo estará sempre disponível para atender seus pacientes. Ao compreender e analisar cada indivíduo, esse profissional busca solucionar várias questões levadas pelas pessoas.
O psicólogo faz análises completas e criteriosas em cima das emoções e de tudo o que é levado até ao consultório. Dessa forma, ele tem como objetivo promover o bem-estar de cada um, mantendo a saúde mental em dia.
2 – Pedagogo
O curso de Pedagogia estuda teorias de ensino e aprendizagem e a este profissional cabe atuar em diversas frentes de uma escola. Durante o processo de aprendizagem, o aluno do curso tem algumas disciplinas como Sociologia, Psicologia e História, além de se preparar para entrar em sala de aula.
Após o término da graduação, o profissional poderá trabalhar no ensino infantil e fundamental, além de atuar na gestão de escolas e no treinamento em empresas. A área também possui várias opções para pessoas que desejam se especializar em determinado assunto.
3 – Cabeleireiro
A tecnologia já tentou substituir esses profissionais, entretanto sem sucesso. Cortar cabelos requer muita destreza e os robôs ainda não possuem certos atributos para desempenhar de maneira correta a profissão.
Os interessados em seguir por este caminho podem fazer cursos de capacitação, onde vão aprender técnicas essenciais para o desempenho da profissão de cortar cabelos.
4 – Médico
Esta profissão anda lado a lado com a tecnologia, inclusive utilizando muitos aparelhos eletrônicos e outros recursos tecnológicos que ajudam em muitos tratamentos médicos. Entretanto, além do lado robotizado, esta profissão precisa eternamente do lado humano.
Portanto, os médicos nunca vão deixar de existir, pois é preciso ter o atendimento humanizado e todos os cuidados com os pacientes. Dessa forma, alguns atributos que a profissão exige nunca serão substituídos por material não humano.
5 – Artistas e músicos
Estudos demonstram que de alguma forma, várias profissões serão impactadas por toda a tecnologia oferecida pela Inteligência Artificial, entretanto, algumas nunca serão substituídas. Empregos que necessitam de criatividade, a exemplo de artistas e músicos, não vão acabar, pois na arte estão vivências pessoais e emoções próprias do ser humano, tudo aquilo que os robôs não conseguem reproduzir.
6 – Antropólogo
Este profissional se dedica a estudar as culturas humanas, desenvolvidas em todos os países e em determinados grupos da sociedade. Dessa forma, a profissão não vai deixar de existir por todos os trabalhos que um antropólogo necessita desempenhar, que incluem pesquisas, diagnósticos, formulação de políticas públicas e imersões em campo, diretamente com os humanos envolvidos.
7 – Administradores de empresas
Administradores de empresas se fazem necessários para cuidar do planejamento, organização e controle de uma ou mais empresas envolvidas. Assim, cabe a este profissional o planejamento das metas e de todos os objetivos de uma empresa, bem como a coordenação de ações necessárias para o sucesso da companhia.