Para quem está procurando um emprego em terras estrangeiras, colocar a Alemanha na lista de destinos pode ser uma boa pedida. Afinal, existem atualmente várias profissões com vagas sobrando em áreas distintas do país, e a escassez de mão de obra qualificada pode permitir que novos horizontes de oportunidade para trabalhadores se abram.
De modo que seja possível entender mais sobre o assunto, confira abaixo 5 profissões que estão com vagas sobrando na Alemanha, bem como outros detalhes a respeito de cada setor.
5 profissões que estão com vagas sobrando na Alemanha
A Alemanha é um país de economia extremamente estável. De acordo com a Agência Nacional para o Trabalho, o nível de desemprego da nação é de apenas 5,1%, conforme dados do último relatório publicado em 2022. Contudo, nem todas as vagas de emprego são criadas da mesma forma, e existem muitas profissões que atualmente passam por escassez aguda de profissionais.
A escassez de mão de obra foi comprovada pela agência, que examinou cerca de 1,2 mil setores profissionais, avaliando-os com base em 14 indicadores. Mensalmente, o centro publica um relatório com as profissões que possuem o maior número de vagas abertas no país, e algumas chamam a atenção pela evasão.
A situação torna-se preocupante em uma ocupação quando pelo menos seis indicadores apontarem para um gargalo, incluindo o tempo para preencher os cargos que são anunciados, a taxa de desemprego e a evolução da remuneração. Com isso, sobra espaço para profissionais interessados em ocupar novas vagas em várias áreas que necessitam da mão de obra.
1. Transporte e logística
A área de transporte e logística vem crescendo de forma exponencial no país, por conta da crescente procura por transporte de mercadoria e de passageiros, fenômeno causado pela venda de produtos na internet. De um lado, isso se reflete no desenvolvimento do emprego acima da média, e do outro, na redução de forma significativa do número de desempregados neste setor.
2. Vendas
O grupo ocupacional de profissões de vendas representa os cidadãos que trabalham no setor de serviços, atendendo solicitações de clientes, tanto em lojas físicas quanto na internet. Na Alemanha, este tipo de profissão está segmentado em cinco categorias, nas quais sobram vagas atualmente:
- Vendas sem especialização de produto;
- Venda de roupas, eletrônicos, produtos duros e veículos motorizados;
- Venda de bens em farmácias, de suprimentos médicos e equipamentos;
- Venda de alimentos;
- Revenda de livros, antiguidades, música e arte.
3. Saúde
Outra área que sofre com a escassez de profissionais no país é a da saúde. Assim, ao ter uma graduação neste setor e reconhecer o diploma no país, conseguir uma vaga pode ser fácil. Existe ainda a possibilidade de fazer um curso técnico na Alemanha e seguir carreira em qualquer uma das áreas a seguir:
- Médico e assistente de prática;
- Medicina humana e odontologia;
- Medicina laboratorial;
- Assistência médica e enfermagem;
- Psicologia e psicoterapia;
- Terapia não-médica e medicina alternativa;
- Farmácia;
- Medicina veterinária.
No momento, as profissões de enfermagem, incluindo a obstétrica, são as mais procuradas no país.
4. Metalurgia
A maioria das indústrias alemãs necessitam com urgência de profissionais para que possam continuar funcionando. No Brasil, tais trabalhadores entram em categorias como engenharia e metalurgia, mas na Alemanha, os cargos estão segmentados em:
- Produção de metais;
- Trabalho com metais;
- Construção metálica e tecnologia de soldagem;
- Tratamento de superfície metálica;
- Engenharia de precisão e tecnologia de ferramentas.
5. Administração de empresas e gestão de pessoas
O número crescente de empresas no país exige profissionais da administração e da área de recursos humanos. Neste setor, entram também gerentes de projetos de todos os níveis, bem como especialistas em projetos de tecnologia. A maioria das vagas disponíveis são destinadas a escritórios e secretarias, mas este tipo de profissão requer pelo menos um curso técnico relacionado. Confira algumas áreas contratando:
- Administração e conselho administrativo;
- Organização e estratégia empresarial;
- Escritório e serviços de secretariado;
- Recursos humanos e serviços;
- Membros de órgãos legislativos e sêniores de organizações de interesse.