Desde 2006, o Intelligent Community Forum (ICF) elege as cidades e regiões mais inteligentes do mundo, ou seja, aquelas que usam a tecnologia de informação e comunicação com o objetivo de construir uma prosperidade inclusiva, resolver problemas sociais e enriquecer sua qualidade de vida em uma época em que vivemos conectados.
De início, a ICF seleciona as 21 cidades mais inteligentes do mundo (Smart 21 Communities) e, em seguida, chega a um grupo seleto de sete municípios (Top 7 Communities). Por fim, a organização elege a cidade ganhadora do prêmio (Comunidade Inteligente do ano).
A ICF é uma organização sem fins lucrativos voltada para a pesquisa de políticas de comunidades inteligentes, que envolvem todo o ecossistema da cidade, e são focadas na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável.
A seguir, confira 15 das 21 cidades que foram consideradas as mais inteligentes do mundo pela ICF. A lista foi divulgada em fevereiro deste ano.
Quais as 15 cidades mais inteligentes do mundo?
Veja, a seguir, quais são as 15 cidades mais inteligentes do mundo, de acordo com a Smart 21, edição de 2023:
- Assaí (PR), Brasil;
- Astana, Cazaquistão;
- Belfast, Irlanda do Norte;
- Binh Duong, Vietnã;
- Coquitlam, Canadá;
- Coral Gables, EUA;
- Curitiba (PR), Brasil;
- Defiance, EUA;
- Doral, EUA;
- Região de Durham, Canadá;
- Estevan, Canadá;
- Fairfield/Jefferson County, EUA;
- Fredericton, Canadá;
- Greater Geelong, Austrália;
- Condado de Grey, Canadá.
Essa é a primeira vez que a cidade de Assaí, no Paraná, aparece na lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo. Já Curitiba é selecionada pelo quinto ano consecutivo. A capital paranaense estreou no grupo em 2019, ano em que foi o único município da América do Sul a ocupar um lugar na lista.
Vale destacar que outra cidade brasileira está entre as 21 comunidades mais inteligentes do mundo, qual seja, Ponta Grossa, também no Paraná.
Quais as próximas etapas?
A escolha das Smart 21 Communities é a primeira etapa do ciclo anual de Prêmios da Comunidade Inteligente da ICF. Após, são selecionadas as sete comunidades mais inteligentes do ano.
Elas são escolhidas a partir da revisão e pontuação feitas pelos analistas do ICF das respostas do questionário preenchido pelas 21 cidades. O anúncio das sete selecionadas será feito em junho.
Na próxima – e última – etapa é eleita a Comunidade Inteligente do Ano. Para tanto, um cofundador da ICF visita cada umas sete comunidades escolhidas com o objetivo de validar os dados fornecidos no questionário e de obter informações sobre os principais fatores de seu sucesso, bem como sobre as áreas que precisam de mais desenvolvimento.
A partir disso, os cofundadores escrevem relatórios, os quais são revisados por uma equipe internacional de jurados. Os votos então são combinados com a pontuação das etapas anteriores para a escolha da Comunidade Inteligente do Ano.
O anúncio da comunidade vencedora será feito em outubro deste ano durante o Global Summit. Em 2022, Nova Taipé, a maior cidade de Taiwan, na China, foi a eleita.