Em primeiro lugar, o estágio é uma oportunidade de ter uma experiência supervisionada em contato com o mercado de trabalho, se preparando para assumir um cargo no futuro com mais experiência na atuação. Porém, muitos profissionais que estão entrando no mundo do trabalho ficam em dúvida se o estágio não remunerado vale a pena.
Em resumo, essa é uma modalidade de estágio em que o profissional não recebe remuneração pelo trabalho que for exercido, atuando em uma carga de atividades reduzidas e com um contrato específico que não prevê nem o salário e nem outros benefícios. Portanto, o pagamento é a experiência e a oportunidade de atuação. Saiba mais informações sobre esse tipo de estágio a seguir:
Vale a pena fazer um estágio não remunerado?
O estágio não remunerado contempla os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior que estão buscando experiência no mercado de trabalho. Acima de tudo, é uma forma de se preparar e se capacitar para concorrer às vagas remuneradas no mercado tradicional. Assim, obtém-se todas as informações e a prática necessária para desempenhar as atividades.
Portanto, é uma experiência válida e muito rica, uma vez que pode também ser adicionada ao currículo, permite contato com a área de atuação sem um compromisso rígido como um contrato ou carteira assinada, auxilia na construção de network e garante que o profissional experimente a carreira para saber se quer seguir esse caminho. Ou seja, é uma porta de entrada para oportunidades maiores no futuro.
Em algumas empresas, o estágio não remunerado pode evoluir para um estágio remunerado ou até uma efetivação, de acordo com o desempenho do profissional. Essa é a chance de entrar em empresas renomadas ou referências no mercado de trabalho para conhecer qual é a realidade enquanto aprendiz, sem pressão e com uma jornada produtiva flexível.