Às vezes, podemos encontrar dificuldade para simplesmente pegar no sono. Algumas influências externas podem prejudicar o processo, inclusive. Sabe aquela olhadinha nas notificações do celular? Pois então! Mais atrapalha do realmente ajuda.
Mas você sabia que existe uma técnica relativamente antiga que promete te auxiliar no sono em até dois minutos? O passo a passo foi desenvolvido pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos ainda em 1981.
Com algumas etapas simples, seria possível pegar no sono com mais facilidade. Vamos explicar mais sobre o assunto em nossa matéria. Ah, e não perca oportunidade de compartilhar o conhecimento com amigos e familiares, ainda mais aqueles que têm dificuldade em dormir.
Sem contar que esta dica te auxilia em dias que você está simplesmente com a cabeça cheia de pensamentos após ter passado várias horas estudando para matérias de concursos públicos. Faça e nos conte se deu certo com você, combinado?
Técnica para dormir em até 120 segundos
A técnica, desenvolvida pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos, foi originalmente divulgada no livro “Relax and Win: Championship Performance”. Entretanto, o assunto veio à tona novamente após ter viralizado no site Medium.
Este truque teve o objetivo de amparar os pilotos da marinha durante o descanso, no sentido de melhorar a performance após um longo e proveitoso sono. Confira, abaixo, os cinco passos essenciais para aplicar esta técnica norte-americana:
- Sente-se na beira da cama (ou de qualquer outro lugar que vá dormir) e, aos poucos, encontre a posição mais confortável para se deitar;
- Faça exercícios para suavizar as expressões do seu rosto até que todos os músculos estejam realmente relaxados;
- Geralmente, costumamos erguer os ombros quando estamos em pé, mas esquecemos de voltar à posição original quando deitamos. Então, relaxe os ombros e, depois, faça o mesmo com os braços (um membro de cada vez), joelhos, pernas, etc. Sempre de cima para baixo;
- Enquanto relaxe os músculos do corpo, inspire e respire. Faça isso e sinta a respiração saindo e entrando. Concentre-se no movimento como se nada ao seu redor fosse mais importante do que isso;
- Fique cerca de 10 segundos ou mais esvaziando um pouco a sua cabeça. Não deixe que os seus pensamentos dominem o momento de relaxamento corporal e eventual descanso. Existem formas de te ajudar nisso, a exemplo de mantras ou palavras específicas se ditas de maneira repetida. Eu gosto de repetir “chegou o melhor momento do dia” para mim mesmo durante alguns segundos ininterruptos.