Cada ser humano é dotado de particularidades que o transforma em uma criatura simplesmente única no mundo, mas convenhamos que todos nós temos mais similaridades do que diferenças. Até hábitos inusitados podem ser compartilhados por milhares de pessoas por aí.
É o caso, por exemplo, daqueles que passam perto de uma ponte e sentem uma vontade inexplicável de jogar o celular na água adentro. Parece algo estranho e bizarro, mas muita gente já teve esse tipo de pensamento – é só olhar posts em redes sociais sobre o tema.
Agora, existem algumas características físicas que são verdadeiramente raras. E vamos citar a mais excepcional de todas no decorrer da matéria. Só para se ter uma ideia, apenas 1% da população mundial tem esse atributo; menos de 78 milhões de pessoas em todo o mundo.
Aproveite que está por aqui e explore mais conteúdos que já publicamos. Além de curiosidades gerais e ciência, também cobrimos diversas pautas ligadas com dicas de estudo, regras gramaticais, notícias de concursos abertos, tecnologia, economia e muito mais. Fique conosco.
Poucos têm esta característica facial extremamente rara
Como informamos anteriormente, a característica facial considerada como um das mais raras do mundo pode ser percebida em uma seleto grupo de pessoas no mundo. Pode parecer muito, mas somente 1% de 7,8 bilhões de pessoas possuem esse atributo na região do rosto.
Estamos falando justamente da heterocromia. É uma condição ocular incomum caracterizada pela diferença na cor dos olhos. Enquanto a maioria das pessoas possui íris de tonalidades idênticas, os heterocromáticos exibem uma disparidade visual bem marcante.
Geralmente, tende a ser resultado de uma variação genética herdada, influenciada pela presença ou ausência de determinados genes. Mutações genéticas durante o desenvolvimento embrionário podem levar à coloração diferente em ambos os olhos.
Existem dois tipos principais de heterocromia:
- Completa: neste tipo, cada olho possui uma cor completamente diferente, como um olho azul e o outro castanho. Esse é o tipo mais marcante e frequentemente associado à variação genética;
- Setorial: aqui, uma parte da íris tem uma cor diferente da outra, resultando em uma heterocromia mais sutil. Pode envolver setores distintos de cores ou ter uma aparência mesclada.
Rara em seres humanos, comum em animais domésticos e selvagens
Mesmo sendo muito incomum em humanos, a heterocromia é percebida com frequência em cachorros e outros animais. As raças com maior probabilidade de terem dois olhos de cores diferentes são: pastores australianos, dinamarqueses e huskies siberianos.
Sabia disso? Em alguns casos, isso pode ser resultado de fatores genéticos semelhantes aos observados em humanos, enquanto em outros, é apenas uma peculiaridade única da natureza.