No nosso cotidiano, nos deparamos frequentemente com palavras que, apesar de semelhantes na escrita, possuem significados distintos. Por exemplo, você conhece a diferença entre “escutar” e “escultar”, concurseiro?
Apesar de ambos os termos existirem na Língua Portuguesa, eles podem causar confusão. Esta matéria vai te mostrar a diferença entre “escutar” e “escultar”.
Se você é um concurseiro que sempre teve essa dúvida e quer saná-la de uma vez por todas, não deixe de ler até o fim. Afinal, ficar com a pulga atrás da orelha bem na hora da redação do certame não é o mais recomendado. Vamos conferir?
Diferença entre “escutar” e “escultar”
Escutar
“Escutar” nada mais é do que um exercício de atenção auditiva. Quando usamos o termo “escutar”, estamos nos referindo ao simples ato de ouvir. É o processo pelo qual percebemos os sons ao nosso redor de forma consciente e intencional.
Veja alguns exemplos para uma melhor compreensão:
- Ao escutar as ondas quebrando na praia, senti uma sensação de paz interior;
- Eu adoro escutar música clássica enquanto trabalho;
- Por favor, me escute enquanto explico a situação;
- É importante escutar os conselhos das pessoas mais experientes;
- Você precisa aprender a escutar as necessidades dos seus clientes;
- Ela costuma escutar os problemas dos amigos com empatia;
- Não consigo escutar o que estão dizendo por causa do barulho dos carros na rua;
- Ele prefere escutar a natureza em vez de música quando está meditando.
Você deve ter percebido que a palavra “escutar” se refere à experiência de ouvir o som das pessoas falando, de objetos, do trânsito ou até mesmo da natureza. Ou seja, tudo aquilo que pode fazer barulho, uma pessoa é capaz de escutar.
Escultar
Por outro lado, quando nos referimos ao termo “escultar”, estamos falando sobre o ato de moldar e dar forma a materiais para criar uma arte ou uma escultura, por exemplo.
É um processo criativo que envolve habilidades manuais e visão artística. Veja os exemplos abaixo:
- Ele passou anos aprimorando a sua habilidade de escultar em mármore;
- Aquela mulher possui um talento nato para escultar figuras humanas em argila;
- O mestre escultor ensinou aos aprendizes as técnicas tradicionais de escultar em madeira;
- O artista passou meses escultando uma peça de madeira para aquele evento;
- A exposição no teatro em São Paulo apresenta obras que exploram diferentes maneiras de escultar materiais reciclados;
- Escultar é uma arte que requer paciência, habilidade e muita criatividade do profissional.
Nas frases acima, o concurseiro pode notar que o foco da palavra “escultar” está na habilidade que uma pessoa tem de moldar e transformar a matéria-prima em uma obra de arte.
Aqui, “escultar” é considerado um ato de criação, onde o artista mostra todo o seu talento esculpindo um determinado material.
Percepção e transformação
De acordo com a norma culta, a principal diferença entre “escutar” e “escultar” está na natureza das ações do indivíduo.
Enquanto “escutar” é a percepção consciente dos sons do ambiente ao nosso redor, “escultar” é um processo de transformação, onde a matéria é moldada para criar algo novo e que tenha algum significado.
Quando o concurseiro compreende as diferenças entre os termos “escutar” e “escultar”, ele consegue usar essas palavras com mais clareza e precisão, seja na comunicação oral ou escrita.