A Escrita Criativa é um ramo da escrita literária que não parte da técnica, pois o principal objetivo do autor é entreter o leitor enquanto compartilha sentimentos, pensamentos e experiências. Sendo assim, está baseado na imaginação e na criatividade, com 3 técnicas que podem ajudar qualquer um a ter um texto original.
Essa modalidade pode ser aplicada em textos ficcionais, pois os gêneros informativos, jornalísticos, científicos e técnicos não contemplam a Escrita Criativa. Apesar disso, é uma ferramenta para cativar os leitores, entregar as mensagens e conquistar um público a longo prazo. Saiba mais informações a seguir e aprenda algumas técnicas.
3 técnicas da Escrita Criativa para ter um texto original
1. Adquira o hábito de leitura
Por meio da leitura, você pode acessar diferentes estilos de escrita e construir um acervo de informações que abastecerá a sua própria maneira de produzir, pois a criatividade consiste em um trabalho de combinar diferentes referências para criar algo novo. Portanto, tenha contato com livros, revistas e artigos de gêneros diversos para ampliar a sua visão acerca da literatura.
2. Experimente
Colocar a mão na massa é a melhor maneira de produzir textos originais e praticar a Escrita Criativa, então separe uma parte do seu dia para escrever algo. Mantenha um diário, se desafie a criar dentro de diferentes gêneros diariamente e explore o seu estilo de escrita por meio da imaginação, fomentando a criatividade no processo.
A Escrita Criativa é baseada na imaginação, e a melhor forma de estimular esse músculo criativo é experimentando para além da sua zona de conforto. Ninguém precisa ler além de você, não se preocupe.
3. Anote as suas ideias ao longo do dia
Tenha sempre um caderno de anotações para transcrever as suas ideias ao longo do dia, anotando os sonhos, visões e cenas que te inspiraram dentro da rotina. Depois, consulte esse caderno quando precisar de um tema para iniciar um novo texto.