Equidade x Igualdade: entenda a diferença entre esses dois conceitos

A diferença entre equidade e igualdade está centrada no objetivo final de ambas práticas. Desse modo, entender esses dois conceitos é fundamental para defender causas sociais, realizar transformações e propor mudanças significativas na sociedade.

Os conceitos de equidade e igualdade são usados como sinônimos em diversas situações, mas existem diferenças entre eles. Neste sentido, a principal distinção está no alcance de ambos conceitos, e também ao que se referem quando comparam elementos discrepantes. Atualmente, esses termos são utilizados para pautar ações sociais de movimento sociopolíticos no mundo inteiro.

continua depois da publicidade

Sobretudo, a equidade e igualdade estão relacionadas com os aspectos de diversidade e inclusão. Portanto, são importantes para o mercado de trabalho, mas também para as instituições de ensino e para orientar a formação de novos indivíduos, seja dentro ou fora de casa. Acima de tudo, são ferramentas importantes para o desenvolvimento da sociedade. Saiba mais a seguir?

Qual é a diferença entre equidade e igualdade?

Leia também

1) Equidade

A equidade é um substantivo feminino definido como característica de algo ou alguém que revela um senso de justiça. Ou seja, julga de maneira imparcial, isenta ou neutra sem tomar partidos. Nesse contexto, pode ser utilizada como sinônimo de imparcialidade.

As outras definições, por sua vez, explicam a equidade como correção no modo de agir ou opinar com base nos princípios de honestidade e lisura. Porém, há uma definição complementar relativa à disposição para reconhecer a imparcialidade no direito de cada indivíduo.

continua depois da publicidade

Para além das conceituações do dicionário, entende-se a equidade como o reconhecimento de que os indivíduos não são iguais, pois nem todos começaram do mesmo lugar. Dessa forma, é necessário agir para reajustar esse desequilíbrio.

Portanto, a equidade está relacionada com ações que permitem que as pessoas acessem aquilo que necessitam para que todos na sociedade tenham acesso às mesmas oportunidades. Sendo assim, é dado mais para quem mais precisa, mas sempre de maneira proporcional e adequada. Ademais, as pessoas são tratadas de maneiras distintas, com base nas demandas e necessidades individuais.

Como exemplo, pode-se citar uma sala de aula com alunos diversos em suas facilidades e dificuldades. Basicamente, a equidade entende que alguns vão precisar de mais atenção que outros, pois possuem mais dúvidas ou têm um ritmo de aprendizagem diferente. Através desse investimento de tempo e educação será possível que os estudantes encontrem um nível comum entre si.

continua depois da publicidade

2) Igualdade

A definição de igualdade no dicionário refere-se a uma falta de diferenças. Em outras palavras, refere-se à existência de coisas que possuem o mesmo valor ou que estão de acordo com o mesmo ponto de vista quando colocados em comparação com terceiros.

Além disso, a conceituação trata a igualdade como um princípio de acordo onde todos os indivíduos estão sujeitos à mesma regra e possuem direitos e deveres. Neste contexto, a palavra igualdade é sinônimo de justiça.

Em uma perspectiva matemática, a igualdade refere-se a relação entre grandezas que possuem o mesmo valor, através de uma fórmula que demonstre esse equilíbrio. Mais ainda, está associada com a perspectiva de uniformidade e continuidade.

Em uma perspectiva social, a igualdade refere-se à aplicação de um tratamento comum a todas as pessoas, a fim de garantir que os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades. Desse modo, esse conceito massifica as pessoas ao colocá-la em um grupo coeso e desconsiderar as diferenças, assim como as demandas distintas que possuem.

continua depois da publicidade

Qual é a diferença entre ambos?

Como exemplo de igualdade pode-se citar o exemplo das escadas para que pessoas de diferentes alturas enxerguem. Em resumo, a igualdade fornece escadas iguais, mesmo que as alturas sejam diversas e a visualização seja comprometida por essa uniformidade. Contudo, a equidade entende que é necessário que alguns tenham escadas mais altas e outros tenham escadas mais baixas.

No final das contas, o principal objetivo é fazer com que todos enxerguem, mas o que muda são os mecanismos utilizados para isso. Dessa maneira, a equidade consegue particularizar as demandas e atendê-las com a intenção de tornar os direitos mais amplos, equilibrados e justos entre as pessoas.

Por sua vez, a igualdade universaliza as demandas e as atende de uma única forma. Por fim, ambas têm como objetivo promover a justiça social, ainda que façam uma alocação de recursos de maneira distinta.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade