Quando queremos multiplicar algo por dois, usamos “duplicar”, quando queremos multiplicar por três, usamos “triplicar” e quando queremos multiplicar por quatro, qual é o termo correto: “quadruplicar” ou “quadriplicar”?
Antes de esclarecer a dúvida, é importante conhecer um pouco mais sobre a multiplicação e o uso das palavras que indicam esse processo em português.
O sufixo “-plicar” tem origem no latim “plicare”, que quer dizer dobrar ou multiplicar. Dessa forma, sempre que queremos mostrar que algo aumentou, se multiplicou ou foi repetido, utilizamos este elemento.
O certo é “quadruplicar” e “quadriplicar”?
A forma correta é “quadruplicar”. Embora “quadriplicar” pareça ser uma alternativa lógica ao associarmos ao verbo “triplicar”, por exemplo, a palavra aceita e correta na língua portuguesa é com a letra “u” ao invés do “i” na segunda sílaba do vocábulo.
Quadruplicar é um verbo que significa multiplicar algo por quatro, ou seja, aumentar em quatro vezes a quantidade original. Ele é derivado do latim “quadruplicare”, que por sua vez vem de “quattuor”, que significa quatro, e “plicare”, que significa dobrar.
Depois de quadruplicar, temos as seguintes formas de multiplicação: quintuplicar, que é multiplicar por cinco; sextuplicar, que é multiplicar por seis; setuplicar, que é multiplicar por sete; octuplicar, que é multiplicar por oito; nonuplicar, que é multiplicar por nove; e, finalmente, decuplicar, que é multiplicar por dez.
Exemplos de frases
- As vendas da empresa quadruplicaram no último trimestre;
- Com o novo método de ensino, o número de alunos aprovados quadruplicou;
- A população da cidade quadruplicou em apenas uma década;
- A eficiência da fábrica quadruplicou após a modernização das máquinas;
- O preço das ações quadruplicou desde o início do ano;
- Com a implementação das novas políticas, a produtividade quadruplicou;
- O lucro da empresa quadruplicou após fechar um grande contrato;
- A frequência de visitantes ao parque quadruplicou durante as férias de verão;
- A produção de energia quadruplicou após a instalação dos novos geradores;
- O volume de doações quadruplicou após a campanha de arrecadação de fundos.
O que são numerais multiplicativos?
Os numerais multiplicativos são termos que indicam quantas vezes uma quantidade foi multiplicada. Exemplos comuns incluem “dobro”, “triplo” e “quádruplo”, “óctuplo”.
Por exemplo, Joana tem o dobro da idade de Maria, o índice de preços triplicou neste mês, e calcular o quádruplo da área de uma forma geométrica pode ser um desafio matemático interessante.
Há uma lista de numerais multiplicativos que varia de “dobro” (2 vezes) até “cêntuplo” (100 vezes), incluindo termos como “quíntuplo” (5 vezes) e “décuplo” (10 vezes).
Para números a partir de 13 até 99, usa-se a estrutura ordinal seguida da palavra “vezes”, como “treze vezes” e “quatorze vezes”.
Quando usados como adjetivos, os numerais multiplicativos podem variar em gênero e número. Por exemplo, João atuou em papéis duplos no filme, enquanto Susana teve que completar tarefas duplas no trabalho.
No entanto, quando usados como substantivos, são invariáveis, como em “Os alunos se esforçaram o triplo este ano”.