Enem dos Concursos: veja o que pode ou não levar no dia das provas

O Concurso Nacional Unificado, o Enem dos Concursos, acontece neste domingo (5/5). Saiba o que podem ou não levar para a sala no dia da prova.

O tão esperado Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como Enem dos Concursos, acontecerá neste domingo, 05 de maio. 

continua depois da publicidade

A prova, um concurso de nível nacional, será uma porta de entrada para 6.640 vagas em instituições públicas por todo o Brasil, que foram previamente definidas pelos candidatos em ordem de preferência e de acordo com o bloco escolhido. 

O CNU, organizado pela Fundação Cesgranrio, conta com mais de 2,14 milhões de candidatos inscritos, de acordo com o Ministério da Gestão e de Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Leia também

O concurso será realizado em 3.665 locais de prova, distribuídos em 228 cidades em todas as 27 unidades federativas do Brasil. 

continua depois da publicidade

Com a data se aproximando, é importante que os candidatos estejam atentos às regras do concurso para realizar a prova com antecedência e evitar a eliminação por descumprimento das exigências. 

Nesta matéria, vamos explicar o que se pode ou não levar para a sala no dia do Enem dos Concursos. Confira a seguir: 

O que pode levar para a sala no Enem dos Concursos? 

Os candidatos do CNU precisam levar o cartão de confirmação da inscrição, que está disponível na Área do Candidato por meio do site oficial do concurso, além de documento de identificação com foto original. 

Não serão aceitas cópias do documento de identificação, mesmo que sejam autenticadas. No entanto, é possível apresentar documentos digitais, desde que sejam acessados no aplicativo no momento de apresentação do documento. 

continua depois da publicidade

O edital não permite fotografias dos documentos. 

O candidato também deve levar uma caneta preta com o corpo transparente para a realização da prova. Não haverá fornecimento de canetas, sendo importante que os inscritos levem reservas para evitar imprevistos. 

Esses são os itens essenciais a serem levados para a realização do exame. Outras regras importantes a serem cumpridas incluem: 

Tipos de roupas e acessórios 

O edital do CNU proíbe o uso de qualquer tipo de relógio, óculos escuros, protetores oculares e itens de chapelaria, como boné, gorro ou chapéu. 

O uso de roupas e sapatos confortáveis é recomendado, tendo em vista que se trata de uma prova de longa duração. 

Alimentação 

Os candidatos podem levar alimentos no dia da prova e isso é recomendável, considerando a duração do exame. Contudo, é importante que as embalagens estejam lacradas e, no caso de bebidas, as garrafas precisam ser transparentes. 

continua depois da publicidade

Eletrônicos são proibidos 

Os candidatos não podem usar eletrônicos durante a prova e devem guardá-los no envelope porta-objetos que será distribuído na sala do exame

O envelope serve para guardar os pertences, principalmente os eletrônicos, e deve ser lacrado e identificado. É importante que o celular esteja desligado e os alarmes, desativados.

Caso o telefone toque, mesmo que esteja no envelope, o candidato será eliminado. 

O envelope só pode ser aberto e o telefone ligado quando os candidatos estiverem fora do local de prova. 

O edital destaca que os candidatos não devem portar ou usar aparelhos fotográficos, sonoros, de comunicação ou registro, eletrônicos ou não, como: 

  • Gravadores;
  • Pendrive; 
  • Fones de ouvido; 
  • Agendas eletrônicas ou similares; 
  • MP3 ou similares; 
  • Chaves com alarme ou outros tipos de componentes eletrônicos; 
  • Qualquer tipo de relógio; 
  • Celular;
  • Microcomputadores portáteis ou similares. 

Aplicação das provas 

As provas do CNU serão aplicadas em dois turnos: manhã e tarde. Pela manhã, os candidatos de nível superior precisam responder a 20 questões objetivas sobre conhecimentos gerais e uma questão discursiva de conhecimento específico. 

continua depois da publicidade

Já os candidatos de nível médio precisam fazer 20 questões objetivas e uma redação. 

No período da tarde, os inscritos de nível superior fazem 50 questões objetivas de conhecimento específico e os de nível médio fazem 40 questões. 

Os candidatos devem permanecer na sala por, pelo menos, duas horas em ambos os turnos, estando sujeitos à eliminação caso saiam antes. Por questões de segurança, os candidatos não poderão levar o caderno de prova para casa. 

Veja como ficam os horários de cada turno: 

Turno da manhã 

HorárioEtapa
07:30Abertura dos portões
08:30Fechamento dos portões
09:00Início da aplicação
11:30Término da aplicação

Turno da tarde 

HorárioEtapa
13:00Abertura dos portões
14:00Fechamento dos portões
14:30Início da aplicação
18:00Término da aplicação
continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade