Os candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU) estão na reta final de preparação para conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.
O chamado “Enem dos Concursos” será realizado em 228 cidades no dia 5 de maio, com mais de 2 milhões de inscritos em todo o país.
Os locais de prova podem ser consultados a partir desta quinta-feira, 25/4, já que o sistema foi atualizado às 10h da manhã. Os endereços específicos estão disponíveis no cartão de confirmação de cada candidato.
O cartão incluirá o número de inscrição, data, hora e local do exame, além de indicar a necessidade de atendimento especializado ou uso do nome social.
Como consultar o local da prova do Enem dos Concursos?
Os participantes já podem consultar o cartão de confirmação na seção Área do Candidato, através do portal da banca organizadora.
O acesso requer o login utilizando as credenciais da conta GOV.BR. Ao checar o documento, o candidato deve verificar todas as informações, especialmente o município escolhido para a prova.
Se houver algum erro ou inconsistência, é necessário contatar a Fundação Cesgranrio pelo telefone 0800-701-2028 para solicitar correções.
Vale lembrar que o cartão deve ser apresentado no dia da prova, podendo ser exibido por meio do aplicativo durante o processo de identificação na entrada da sala de avaliação.
O aplicativo funciona offline, mas é essencial que seja baixado previamente para evitar problemas de conexão. Fotos do cartão armazenadas no telefone não serão aceitas.
Por isso, a opção mais indicada é imprimir o cartão para prevenir inconvenientes com dispositivos eletrônicos, como perda ou danos.
Regras de segurança para prova do Concurso Nacional Unificado
Entre as medidas de segurança para o dia da realização do Enem dos Concursos, está a proibição de retirar o caderno de provas da sala e de fazer anotações no cartão de confirmação, com o intuito de prevenir fraudes.
Adicionalmente, serão realizados procedimentos biométricos, como a coleta de digitais e análise grafológica, dentro da sala de prova.
Para reforçar a segurança, os locais de prova estarão equipados com detectores de metais e dispositivos para identificar pontos eletrônicos.
Além disso, o governo disponibilizará o PDF dos cadernos de provas no site do Ministério da Gestão e da Inovação a partir das 20h do dia 5 de maio.
Durante o exame, os candidatos deverão preencher o cartão-resposta com informações pessoais, assinatura e uma frase, momento no qual um aplicador coletará a digital que será registrada no cartão.
Celulares e outros dispositivos eletrônicos devem ser desligados e selados em embalagens fornecidas pelos aplicadores antes do início do exame.
O objetivo do governo é assegurar a identidade dos candidatos que realizam a prova, garantindo que sejam os mesmos que assumirão o cargo em caso de aprovação.
Horário de aplicação das provas
No próximo dia 5 de maio, as provas serão aplicadas em 5.150 locais, incluindo escolas e prédios públicos por todo o Brasil.
Pela manhã, a partir das 9h, ocorrerão as provas objetivas de conhecimentos gerais, além de uma questão dissertativa para candidatos de nível superior e uma prova de redação para os de nível médio. Portões serão abertos às 7h30.
À tarde, serão aplicadas as provas de conhecimentos específicos para candidatos de nível superior e mais uma etapa de conhecimentos gerais para os de nível médio. Portões abrem às 13h, sendo que as provas iniciam a partir das 14h30.
O Concurso Nacional Unificado deste ano contou com 2.144.435 inscritos, disputando 6.640 vagas imediatas em várias autarquias e ministérios.
As vagas são para cargos de nível médio, técnico e superior, com remunerações iniciais que podem atingir até R$ 22,9 mil.