A Língua Portuguesa é cheia de regras ortográficas que podem gerar muita confusão até entre os falantes nativos. Afinal, quem nunca parou para se questionar se uma palavra se escrevia com "ch" ou "x", não é mesmo?
Uma das questões que costumam gerar dúvidas é em relação a letras que têm o mesmo som, como no caso que citamos acima.
Em algumas situações, existem regras que podemos decorar para servir como um macete para não confundir a grafia correta, como, por exemplo, quando temos dúvida se uma palavra se escreve com um "s" ou dois.
No entanto, também há momentos em que não há muito o que fazer além de decorar a escrita correta, e a prática é um dos principais caminhos para assimilar essas informações.
Mas, claro, na dúvida, a gente também recorre a uma rápida pesquisa na internet. Então, se você chegou até aqui, é porque não deve ter certeza sobre a grafia correta de "enchente" ou "enxente".
Por isso, continue a leitura e descubra qual delas é a maneira certa, além de conferir exemplos de uso.
Qual é o correto: "enxente" ou "enchente"?
O uso do "x" e "ch" costuma gerar bastante confusão aos falantes da Língua Portuguesa, isso porque eles têm o mesmo som.
Entretanto, a escolha de cada um deles pode alterar completamente o sentido e até a grafia correta da palavra.
No caso em que estamos analisando, a palavra "enxente" não existe e está incorreta de acordo com as regras da norma culta do nosso idioma.
Portanto, a maneira correta de se escrever é "enchente", termo usado para se referir a situações de inundação, ou seja, quando um grande volume de água toma conta de um local devido a eventos climáticos, como chuvas intensas.
Por que a grafia correta gera confusão?
Mas, afinal, por que a grafia correta da palavra "enchente" gera confusão?
Além do fato de "x" e "ch" terem o mesmo som e já gerarem dúvidas comumente, ainda existe outro fator que justifica essa questão: na Língua Portuguesa, palavras que começam com o prefixo "en" devem vir precedidas de "x".
Como exemplo para ilustrar a regra, podemos citar as palavras:
- Enxada;
- Enxaqueca;
- Enxaguar;
- Enxugar;
- Enxame.
Assim, "enchente" acaba sendo uma exceção e pode induzir muitas pessoas a acharem que a palavra se escreve com "x" devido à maioria dos casos.
Mas por que isso acontece? O motivo por trás disso é que o termo vem do verbo "encher", sendo uma derivação sufixal (encher + ente).
Outras palavras que variam do verbo seguem a mesma regra e também são grafadas com "ch", como:
- Enchimento;
- Encheção;
- Enchido;
Exemplos de frases com a palavra "enchente"
E para não restar mais dúvidas, sempre lembre que a palavra "enchente" deriva do verbo "encher". Também confira alguns exemplos de frases para ajudar a fixar a grafia correta:
- Municípios do Rio Grande do Sul foram tomados por enchentes, e muitos moradores ficaram desabrigados;
- Devido às enchentes, o Governo decretou estado de calamidade pública no local;
- As chuvas intensas provocaram enchentes com magnitude maior do que o esperado;
- O rio local transbordou e causou uma enchente neste final de semana;
- As enchentes são mais comuns nas estações chuvosas do ano;
- A falta de planejamento urbano e de políticas ambientais podem ser alguns dos fatores de agravamento de eventos climáticos como as enchentes.
Agora que tudo ficou claro, é hora de praticar para fixar a informação, afinal, a Língua Portuguesa é cheia de regras que, se não exercitarmos, não conseguimos aprender as grafias corretas das palavras.
Por isso, não deixe de criar seus próprios exemplos e, se surgirem dúvidas, leia novamente.