Empecilho ou impecilho? Veja a forma certa de escrever e não erre mais

A forma correta de escrever para não errar mais quando se trata da palavra "empecilho" ou "impecilho" pode ser aprendida com facilidade por meio dos exemplos. Além disso, existem dicas para manter a sua gramática em dia.

A Língua Portuguesa é um dos idiomas mais ricos e complexos que existem no mundo, criando confusões muito simples por conta da semelhança entre a sonoridade e a escrita. Neste sentido, dúvidas entre “empecilho” ou “impecilho” e qual é a forma certa de escrever são mais comuns do que se imagina.

continua depois da publicidade

Felizmente, pode-se aprender de uma vez por todas e não errar mais por meio dos exemplos e das definições gramaticais dessa palavra. Além disso, existem dicas para manter a sua gramática em dia por meio de técnicas que podem ser aderidas à sua rotina e cotidiano. Saiba mais informações a seguir:

Qual é a forma certa de escrever: empecilho ou impecilho?

Leia também

De acordo com as normas da Língua Portuguesa, a maneira correta de escrever é empecilho, pois a palavra “impecilho” não existe e está errada. Por definição, esse substantivo masculino descreve aquilo que dificulta ou estorva, como um estorvo ou obstáculo.

É também a expressão para designar algo que complica a realização ou finalização de uma atividade ou um indivíduo que atrapalha, incomoda. A etimologia d a palavra deriva da junção do termo empeço e do sufixo -ilho. Confira alguns exemplos da utilização dessa palavra:

continua depois da publicidade
  • A relação entre as nossas famílias sempre foi um empecilho para nosso relacionamento.
  • Havia um empecilho no caminho para casa.
  • Apesar de tentar ser prestativo, João era mais um empecilho no ambiente de trabalho.
  • Mesmo com os maiores esforços, não consegui vencer os empecilhos.

Neste caso, os sinônimos da palavra empecilho são atravanco, obstáculo, estorvo, impedimento, dificuldade e impasse. Por sua vez, os antônimos são êxito, sucesso, conquista, passagem, caminho.

Como manter a gramática em dia?

1) Leia sempre

A leitura é uma forma de expandir o vocabulário e manter os conhecimentos gramaticais atualizados, pois há um constante contato com o idioma e suas diferentes utilizações. Assim, pode-se compreender a linguagem escrita e suas aplicações na oralidade.

Portanto, mantenha sempre um livro, artigo científico, revista ou material digital perto de você para criar o hábito da leitura ao longo do tempo livre. Experimente desafiar a sua mente com leituras complexas, textos mais antigos e acesse um vocabulário diversificado.

continua depois da publicidade

2) Faça pesquisas quando tiver dúvidas

Em vez de tentar adivinhar a resposta e reforçar um possível erro, faça uma pesquisa na internet ou em um dicionário para confirmar quais são as maneiras corretas de escrever uma palavra ou conjugar um verbo. Ademais, leia os exemplos, definições, sinônimos e antônimos para se familiarizar com a palavra.

Com isso, você consegue aprender com qualidade sobre a utilização, possíveis contextos e memoriza os exemplos para quando tiver dúvida novamente. Se preferir, tente escrever algumas frases por conta própria para praticar os novos conceitos.

3) Pratique a escrita diariamente

Para manter a Língua Portuguesa ativa em seu cotidiano, realize o exercício diário de escrever. Mesmo que essa prática não faça parte do seu trabalho, experimente manter um caderno para registrar as suas atividades, anotar os seus sonhos ou até mesmo escrever o que está sentindo.

continua depois da publicidade

Além de desenvolver o vocabulário, esse exercício te auxilia a aumentar a produtividade, amplia o autoconhecimento e a conexão pessoal, aperfeiçoa a comunicação e trabalha diversos aspectos relacionados à inteligência. Você pode adquirir esse hábito como hobbies, criando cartas, histórias em quadrinhos e até mesmo poesia.

4) Use a norma culta sempre que possível

Mesmo nas redes sociais, onde a linguagem é mais flexível e informal, evite os vícios de linguagem, estrangeirismos, neologismos e utilizações que fujam da norma culta. Dessa maneira, você evita se acostumar com a escrita incorreta e criar dúvidas como as que surgem com a palavra “empecilho” ou “impecilho”.

Do mesmo modo, quando se trata da linguagem escrita e da linguagem oral, se adapte às alterações, mas tome cuidado para não cair em erros comuns.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade